Publicidade

Correio Braziliense

Inep anuncia adiamento do Enem; prova será em dezembro ou janeiro

Exame será adiado de 30 a 60 dias, como tinha proposto o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo Twitter. PL do adiamento passou pelo Senado e seguiu para a Câmara


postado em 20/05/2020 15:32 / atualizado em 20/05/2020 16:02

Depois de o Senado aprovar projeto de lei que adia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com previsão de ser votado nesta quarta (20/5) na Câmara dos Deputados, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou o adiamento da prova.

 

Provavelmente, assim, adiantando uma decisão que já seria tomada na Câmara. Na última sexta-feira (15/5), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que era muito cedo para discutir a possibilidade de adiar o Enem. Por sinal, tanto ele quanto o ministro da Educação, Abraham Weintraub,  tiveram de voltar atrás.

 

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
 

 

No Twitter, nesta quarta-feira (20/5), Weintraub sugeriu que o adiamento do Enem fosse de 30 a 60 dias. O Ministério da Educação (MEC) anunciou também uma consulta aos inscritos no fim de junho, quando eles poderiam dizer se queriam ou não o adiamento da prova. 

 

Seguindo a proposta de Weintraub, o Inep postergará a aplicação da prova de 30 a 60 dias, com as datas oficiais de prova ainda não reveladas. Estudantes comemoraram a novidade nas redes sociais. O adiamento do Enem foi fortementei apoiado por movimentos como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).  

 

Confira manifestações da Ubes e da UNE no Twitter:

 

 

Confira a nota focial do Inep sobre o assunto:

 

"Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.


Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio." 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
Renapsi oferece 74 vagas de jovem aprendiz 07:00 - 12/07/2020 - Compartilhe

Renapsi oferece 74 vagas de jovem aprendiz

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade