Enem

A pedido de universidades, MEC adia inscrições de Sisu, ProUni e Fies

Segundo a pasta, novas datas atendem solicitação das instituições de ensino superior. Registro para participar dos três programas será em julho

O Ministério da Educação (MEC) alterou as datas de inscrições dos três principais programas que garantem o ingresso no ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
A mudança no calendário, segundo o ministério, atende solicitação das próprias instituições de ensino superior públicas e particulares, que tiveram parte das atividades suspensas em meio à pandemia de coronavírus.

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, previstas de 16 a 19 de junho, passa a ser de 7 a 10 de julho
 
O Programa Universidade Para Todos (ProUni), inicialmente, abriria inscrições de 23 a 26 de junho; o novo prazo será entre 14 e 17 de julho.

Por fim, o Financiamento Estudantil (Fies), cujo registro seria entre 30 de junho e 3 de julho, passa a ficar aberto a candidaturas entre 21 e 24 de julho.

Mudanças começaram antes

Atendido pedido da Associação Nacional de Dirigentes de Institutos Federais de Ensino Superior (Andifes), o MEC postergou o prazo para as instituições aderirem ao Sisu: o período começaria em 25 de maio e passou para 12 de junho.

A prorrogação permitiu que o Sisu pudesse oferecer mais vagas. A estimativa do MEC é que, sem isso, o programa ofertaria 40 mil oportunidades em instituições públicas e, com mais prazo, esse número saltou para 51 mil.


Os interessados em conseguir uma vaga pelo Sisu poderão consultar as vagas a partir de 30 de junho. Nesta edição, também haverá inscrição para cursos em formato de educação a distância (EAD).

Confira o novo calendário dos programas: