Ensino_EducacaoBasica

Ministro da Educação nomeia novos presidentes do FNDE e do Inep sem poder

Cabe ao ministro-chefe da Casa Civil designar pessoas para esses cargos

Eu, Estudante
postado em 15/01/2019 19:21
Mais uma confusão para a gestão do colombiano naturalizado brasileiro Ricardo Vélez Rodríguez, colocado à frente do MEC por Bolsonaro
O responsável por designar, nesta terça-feira (15), os novos presidentes tanto do Inep (Carlos Eduardo Moreno) quanto do FNDE (João Antônio Lopes de Oliveira) foi Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação. No entanto, ele não tem competência legal para fazer isso. Já que, de acordo com o decreto n; 8.821/2016, esse tipo de nomeação cabe ao ministro-chefe da Casa Civil, que é Onyx Lorenzoni.

Dessa maneira, as duas portarias assinadas por Ricardo Vélez Rodríguez com as nomeações não teriam efeito. O imbróglio poderia causar problemas em repasses de verbas por parte do FNDE para estados, municípios e o DF, já que o presidente do órgão é quem deve assinar e autorizar essas transferências. Sem um comando válido, os envios financeiros podem se paralisar.

Na última sexta-feira (11), foram exonerados do FNDE tanto o presidente interino, Rogério Lot, quanto outros nove servidores. Eles foram desligados após polêmica com relação ao edital de livros didáticos para escolas públicas. Alterações no documento foram publicadas no Diário Oficial em 2 de janeiro, trazendo mudanças como a retirada dos termos ;quilombolas; e ;violência contra a mulher; das orientações de temas a serem abordados nas obras e, depois, foram anuladas. e queinvestigaria o caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação