Publicidade

Correio Braziliense

Processo de gestão compartilhada começa em mais cinco escolas

As secretarias de Educação e da Segurança devem cumprir três etapas para a implementação do modelo até a chegada de policiais nos pátios e corredores dos colégios


postado em 20/08/2019 18:25 / atualizado em 21/08/2019 12:01

A partir desta terça-feira (20/8), representantes da área da educação e da segurança pública iniciaram as tratativas para implementar a militarização em cinco novas escolas. A gestão compartilhada ocorre de forma gradativa e envolve ao menos três etapas. Só depois disso é que tem início a presença de policiais fardados nos pátios e corredores, o que deve ocorrer em até duas semanas.

 

Na primeira fase, ocorre o alinhamento interno entre a Secretaria de Educação e Segurança Pública. É nesse estágio que os representantes discutem os procedimentos a serem adotados. Em um segundo momento, há adaptação com professores e servidores, como maior rigidez no horário de entrada. Por último, começa o envolvimento com alunos a partir da implantação do modelo militarizado.

 

As escolas que se somam às outras quatro com gestão compartilhada são o Centro Educacional 1 do Itapoã (CED 1), Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga (CEF 19), CEF 407 de Samambaia, CEF 1 do Núcleo Bandeirante e Centro Educacional Condomínio Estância III, em Planaltina. Nessa última, o envolvimento entre os representantes da educação e segurança pública está adiantada, pois a comunidade aprovou a participação de policiais militares em 10 de agosto. Na eleição, alunos, pais, responsáveis e servidores aceitaram a medida com 59,69% dos votos.

O CED 1 de Itapoã aprovou, em eleição, a gestão compartilhada(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O CED 1 de Itapoã aprovou, em eleição, a gestão compartilhada (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Nas outras quatro instituições, a eleição ocorreu no último fim de semana, mas o ato ficou marcado por polêmica. Três escolas apoiaram a mudança, mas em duas — CEF 407 de Samambaia e Centro Educacional Gisno — a comunidade rejeitou a proposta com 58,49% dos votos e 57,66%, respectivamente. Mesmo assim, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu pela militarização à revelia do resultado. O Gisno é o único colégio da relação que, por enquanto, terá o debate ampliado.

Militarização

A ideia de levar policiais militares para as escolas faz parte do Programa de Gestão Compartilhada. As escolas continuarão seguindo as Diretrizes Curriculares da Educação da rede pública. Professores, orientadores e coordenadores serão responsáveis pelo conteúdo pedagógico das classes. Mas os militares ministrarão, no contraturno escolar, disciplinas relativas à cultura cívico-militar — como ética e cidadania —, oficinas de banda de música, musicalização, esportes e ordem unida.

 

Em fevereiro, o governador anunciou que até o fim do ano queria reproduzir o modelo em outras 36 instituições de ensino públicas da capital. As escolas adotarão o formato de colégios militares em relação à exigência da disciplina, ao cumprimento de horários e uso de farda.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
As regras do jogo para a redação do Enem 10:32 - 18/09/2019 - Compartilhe

As regras do jogo para a redação do Enem

publicidade
UDF realiza Feira de profissões 15:02 - 17/09/2019 - Compartilhe

UDF realiza Feira de profissões

publicidade
publicidade
Confira live de ciências humanas do Enem 13:40 - 16/09/2019 - Compartilhe

Confira live de ciências humanas do Enem

MEC lança site da carteirinha digital 11:22 - 16/09/2019 - Compartilhe

MEC lança site da carteirinha digital

A vez da turma de humanas 07:00 - 16/09/2019 - Compartilhe

A vez da turma de humanas

publicidade
Agora é outra história 07:00 - 16/09/2019 - Compartilhe

Agora é outra história

Análise crítica em geografia e história 07:00 - 16/09/2019 - Compartilhe

Análise crítica em geografia e história

Live de ciências humanas hoje (16) 07:00 - 16/09/2019 - Compartilhe

Live de ciências humanas hoje (16)

Para maratonar o Enem 07:00 - 16/09/2019 - Compartilhe

Para maratonar o Enem

publicidade