A Polícia Militar do Distrito Federal, que observa a manifestação, tenta liberar ao menos a faixa exclusiva, o que ocorreu durante algum tempo, permitindo a passagem de alguns ônibus. Pouco depois, no entanto, a pista exclusiva voltou a ser ocupada.
quero vê o preço da passagem caindo e o governo também, só vem .
%u2014 Johnny (@correjhow_)
Já não é a primeira vez que o , na surdina do perÃodo de férias, busca atacar o direito à cidade da população do DF. Em 2019 quis retirar o Passe "Livre" dos estudantes do DF e agora em 2020 aumenta a passagem do transporte público em R$0,50 centavos
%u2014 v%u03B9%u0442or%u03B9%u03B1 (@molotovitoria)
Oooh Motorista, Oooh Cobrador. Me diz ai se seu salário aumentou....
%u2014 Max Maciel%uD83C%uDFF4%uD83D%uDEA9 (@maxmacieldf)
GDF diz que aumento é necessário
O Governo do Distrito Federal (GDF) defende que o reajuste é necessário para diminuir o deficit no setor. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, a dívida do GDF com empresas de ônibus chega a R$ 247 milhões. O GDF afirma ainda que segurou o aumento realmente necessário (16,19%) para evitar maior impacto à população.
Nesta terça-feira, um pouco antes da manifestação, o governador Ibaneis Rocha voltou a defender a necessidade do aumento e a dizer que ele foi abaixo do necessário.
"No ano passado, nós quase não conseguimos fechar as contas do transporte no fim do ano. Tivemos que fazer modificações, tirando de outros lugares para pagar as empresas, caso contrário elas não teriam como pagar o 13º", afirmou Ibaneis, durante a cerimônia para início das obras do Túnel Rodoviário de Taguatinga, na Praça do Relógio.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.