Ensino_EducacaoBasica

Justiça concede liminar que proíbe funcionamento de colégio no Sudoeste

COC Sudoeste entrou com pedido para concessão do Habite-se - última licença pendente - nesta quinta-feira, devido ao período de recesso de carnaval. Aulas ocorrem normalmente amanhã, pois o colégio ainda não foi citado oficialmente

Correio Braziliense
postado em 27/02/2020 18:33
A liminar da Justiça foi expedida nesta quinta-feira (27/2), dia em que o período letivo teve início na escolaA Justiça do Distrito Federal concedeu liminar que proíbe o funcionamento do Colégio COC no Sudoeste. A decisão, desta quinta-feira (27/2), atende a pedido do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) de impedir as aulas na unidade até que a escola receba o Habite-se. A instituição de ensino informou que entrou hoje com o pedido da documentação e, como ainda não foi citada oficialmente, terá aulas normalmente nessa sexta-feira (28/2).

O juiz à frente da decisão, Carlos Maroja, considerou que o empreendimento não pode começar a funcionar sem o Habite-se, expedido pela Central de Aprovação de Projetos (CAP) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que autoriza edifícios recém-construídos ou reformados a receber público. O magistrado frisou que o uso do prédio sem esse tipo de licença coloca em risco os estudantes e reforçou que o público-alvo do colégio são crianças. Caso a decisão seja descumprida, a unidade poderá pagar multa diária de R$ 10 mil.  
 
A assessoria do colégio informou que já conta com as licenças da DF Legal, da Defesa Civil e, na segunda-feira (24/2), recebeu a liberação do Corpo de Bombeiros para iniciar as atividades. Esse último laudo era necessário para dar entrada no pedido do Habite-se, por isso, segundo a instituição, apenas nesta qunta-feira, após o recesso do carnaval, foi possível entregar a documentação aos órgãos competentes. Informou ainda que as aulas ocorrerão normalmente nessa sexta-feira (28/2), uma vez que o colégio ainda não foi citado oficialmente.
 
Além disso, o processo de credenciamento junto à Secretaria de Educação teve início, após visita da pasta à escola na última semana. As atividades pedagógicas podem ser realizadas enquanto esse processo tramita tanto na pasta quanto no Conselho de Educação do Distrito Federal. A Seduh confirmou que recebeu os documentos para dar entrada à concessão do Habite-se.

Imprevistos 

Atrasos na obra e um pedido de liminar do MPDFT, inicialmente não concedido pela Justiça, fizeram com que o início das aulas no COC sofressem alteração. Antes previsto para o início do mês, o começo do ano letivo se deu nesta quinta-feira (27/2).  

Outro problema na unidade aconteceu antes disso, em 26 de janeiro, quando um muro desabou durante a construção do colégio. Na ocasião, a Defesa Civil isolou a área e observou rachaduras em algumas partes da estrutura que desmoronou. Porém, o episódio foi considerado pontual, atrelado às fortes chuvas que da época. Vistoria do órgão não identificou riscos de desabamento.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags