Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Campanha 'UnB, sua linda' ganha força nas redes sociais

Após declaração de cortes no orçamento da universidade, que foi classificada como local de 'balbúrdia', pelo ministro da Educação, internautas manifestam apoio à instituição

A Universidade de Brasília (UnB) adotou, em 2019, a campanha institucional "UnB, sua linda", que tem como hashtag #UnBsualinda. O movimento começou no início do ano e ganhou mais força nas redes sociais após a decisão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de cortar 30% do orçamento das universidades federais e após ele ter enquadrado a UnB como local no qual ocorre "balbúrdia".
Alunos, professores, funcionários, outros envolvidos com a comunidade acadêmica e com a educação publicaram mensagens de apoio à UnB na internet. Em muitos casos, demonstraram indignação com as afirmações de Weintraub com relação à UnB, até porque ela é considerada uma das melhores universidades do país e até subiu em rankings de avaliação internacional e nacional nos últimos anos. Na quinta-feira (2), um ato no Restaurante Universitário (RU/UnB) repudiou os cortes no orçamento das universidades federais.
No mesmo dia das declarações do ministro, na última terça-feira (30), o próprio perfil oficial da UnB no Facebook reforçou a importância e a beleza da instituição:
[VIDEO1]
Alunos e professores da UnB também reagiram em defesa da universidade nos comentários de postagem da instituição.
[VIDEO2]
[VIDEO8]
[VIDEO12]

O ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ); e a colunista da Folha de São Paulo Mônica Bergamo foram alguns dos que se manifestaram nas redes sociais sobre o assunto.
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
Filha de Antônio Ibañez, ex-reitor da UnB, Marta Ibañez, coordenadora de eventos na Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), foi aluna da UnB e também se posicionou nas redes.

Confira outras manifestações na internet:

[VIDEO14] [VIDEO13]


[VIDEO6]
[VIDEO7]
[VIDEO9]
[VIDEO10]
[VIDEO11]
[VIDEO13]