Ensino_EnsinoSuperior

Weintraub diz que governo federal vai dobrar o número de vagas no ITA

Promessa de dobrar vagas no foi feita durante audiência no Instituto Tecnológico de Aeronáutica foi feita em audiência no Senado, nesta terça-feira (11/2)

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 17:34
Abraham WeintraubO ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, nesta terça-feira (11/2), que o governo federal vai dobrar o número de vagas oferecidas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). 

"O governo Bolsonaro vai dobrar o número de vagas no ITA, pela primeira vez, desde a Constituição", disse o ministro, ao participar de audiência na Comissão de Educação do Senado, onde foi dar esclarecimentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Weintraub não deu mais detalhes sobre a medida. No último vestibular, realizado em dezembro passado, o ITA ofereceu 120 vagas, 10 a mais do número ofertado em 2018.

Saiba Mais

A declaração foi feita quando o ministro respondia a uma pergunta da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que desejava saber se o governo podia criar universidades cívico-militares, como está fazendo com escolas do ensino básico.

Weintraub respondeu que sim. "O ITA é uma escola cívico-militar. O Instituto Tecnológico Militar tem a gestão militar, da aeronáutica, e os professores civis com total liberdade de ensino e de pesquisa", disse.

Maconha e pichações

O ministro acrescentou, então, que ao visitar o câmpus do instituto não viu pichações nem alunos fumando maconha no gramado. "Temos muita coisa de excelência (nas universidade federais), mas não reconhecer que tem muita coisa errada...", concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags