Estudantes fazem uma onda de protestos virtuais neste sábado (30/5) pedindo a saída do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a criação de um novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além de repudiar cortes nas universidades federais.
A segunda onda do #TsunamiDaEducacao tem apoio de entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que está preocupada com o fato de o Fundeb terminar em 2020. A associação defende a criação de um fundo permanente pela educação básica e existe o objetivo de pressionar parlamentares e colocar o tema em discussão.
A preocupação se torna ainda maior em meio à pandemia e a crise financeira que se intensifica com ela, pois existe o temor de a educação perder ainda mais investimento.
Com relação ao chefe da pasta da Educação, apesar de Weintraub ser reprovado por muitos estudantes, professores e parlamentares, ele continua tendo apoio do presidente Jair Bolsonaro, que deu a Weintraub uma condecoração militar, a Ordem do Mérito Naval, nesta semana.
Confira alguns posts do protesto virtual:
%u2014 Amanda Barcelos (@Amandamarcelab)
Hj outra vez. Weintraub segue ministro da educação em um governo fascista. Minha contribuição virtual é essa foto da Espero por dias melhores pelo nosso paÃs. Dias de progresso, educação e saúde para todos %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 %u270A
%u2014 Vitor Hugo Xavier (@vitor_hugox)
%u2014 brendinh%uD83C%uDD70%uFE0Fmarx (@BrendaDiogo8)
A Educação vai te derrubar!
.
.
Weintraub inimigo da educação e dos povos originários!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.