Ensino_EnsinoSuperior

UnB: proposta inicial prevê retorno não presencial às aulas em cinco etapas

Comunidade acadêmica analisou principais dificuldades de ensino totalmente remoto

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 21:05
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) fez reunião por videoconferência hoje (2/7) para analisar quando e qual a melhor forma de retornar às aulas. Em entrevista ao Correio, a reitora Márcia Abrahão afirmou que não há possibilidade de aulas presenciais este ano, assim, a discussão do Cepe se concentrou em estratégias de aulas remotas.
 
Conferência apresentou os resultados preliminares da pesquisa social feita junto à comunidade acadêmica. 

A conferência também apresentou os resultados preliminares da pesquisa social feita junto à comunidade acadêmica que mapeou a melhor estratégia de retomada das atividades. O vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, ressalta que a reunião não foi deliberativa. “Ainda não vamos decidir nenhuma resolução de retorno. Creio que ainda não estamos no momento para fazer isso, existem pontos que ainda precisam ser avaliados pelos conselheiros para que possamos decidir”, informou. 

Nessa reunião, o Cepe apresentou uma minuta com o posicionamento e as principais preocupações das unidades acadêmicas. Nenhuma unidade se mostrou contrária ao retorno não presencial, mas observaram que existem pontos a serem discutidos, como a inclusão digital dos estudantes, a capacitação de professores para dar aulas remotas e o uso de plataformas de educação a distância. Além disso, um relatório preliminar foi apresentado com sugestões de soluções para cada dificuldade.

O rascunho da proposta apresentada prevê um retorno às aulas dividido em cinco etapas. As etapas 0 e 1 serão totalmente remotas, as etapas 2,3 e 4 do plano geral vão depender do avanço da pandemia de covid-19. A ideia é que exista uma flexibilização das normas neste período, devido à "excepcionalidade da pandemia", e planejamento para atividades que requeiram acesso a equipamentos e internet para os estudantes. 

Esta foi a sétima reunião do Cepe este semestre. A partir de agora, o Conselho vai se reunir semanalmente para deliberar sobre assuntos internos da universidade e o retorno remoto das aulas. 
 
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags