Ensino_EnsinoSuperior

UnB aprova novo calendário para ensino remoto com semestre até dezembro

Votação do conselho aprovou três semanas de adaptação, flexibilização de atividades e início das aulas em 17 de agosto, como previsto anteriormente

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 19:27
Em reunião na tarde desta quinta-feira (16/7), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (Cepe/UnB) aprovou o calendário acadêmico referente ao primeiro semestre de 2020, que será feito de forma remota. Como previsto na reunião de 9 de julho, o retorno das aulas será em 17 de agosto. A novidade é que o período de aulas vai até 18 de dezembro.
 
Votação do conselho aprovou três semanas de adaptação, flexibilização de atividades e início das aulas em 17 de agosto, como previsto anteriormente 

Até 27 de julho, os professores de cada departamento devem definir quais disciplinas podem ser ministradas on-line e quais não têm possibilidade de ensino remoto, por serem práticas. De 3 a 10 de agosto, os estudantes devem solicitar matrículas em disciplinas e definir a grade-horária.

Com 50 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, o conselho também deliberou medidas como flexibilização do trancamento de matrículas até o fim do semestre. A lista de turmas canceladas deve ser divulgada até 2 de agosto pela coordenação de cada curso. 

Para facilitar a volta às aulas, o Cepe também aprovou um período de adaptação de três semanas de 17 de agosto a 4 de setembro. Confira a reunião do Cepe/UnB na íntegra: 
 
 

Acessibilidade 

 

Saiba Mais

 

Cerca de 98% dos estudantes dizem ter acesso à internet fora da universidade, entretanto 30% admitem ter acesso precário ou lento ou nem chegar a ter acesso à internet que permita acompanhar atividades acadêmicas a distância. 

Em vista disso, a UnB divulgou na terça-feira (14/7) um edital de auxílio emergencial para apoiar à inclusão digital dos estudantes. O formulário de inscrição pode ser preenchido até 19 de julho. Para aqueles que residam em comunidades isoladas ou em regiões remotas, a inscrição poderá ser feita pelo representante institucional. 

Podem participar da seleção discentes regularmente matriculados em curso de graduação presencial ou pós-graduação da universidade, com renda familiar inferior a um salário mínimo e meio, mesmo que já sejam contemplados por algum dos programas da assistência estudantil da instituição.
 
 
*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags