Trabalho e Formacao

Sisu tem mais de 2 milhões de inscritos no penúltimo dia de inscrição

O programa oferece mais de 238 mil vagas no país, e 2.950 no DF

postado em 26/01/2017 16:40

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 registrou, até as 13h desta quinta-feira (26), 2.003.569 inscritos e 3.894.753 inscrições, pois cada candidato pode eleger até duas opções de curso. As inscrições começaram na terça-feira (24) e vão até as 23h59 de sexta-feira (27) pelo site do programa.


As dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos começaram a ser sanadas no fim da quarta-feira (25), mas ainda há reclamações nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC).

Para ingressar no Sisu, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 com nota maior que zero na redação. São oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições de ensino superior públicas, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e estabelecimentos estaduais.

Passo a passo

Para acessar o site, é preciso ter o número de inscrição do Enem 2016. Caso não lembre, uma nova senha pode ser criada no site do Exame. Com os dados em mãos, é possível entrar no site. O primeiro passo é confirmar os dados pessoais pelos quais o Sisu entrará em contato. Em seguida, entrará na página de inscrição, onde se escolhe até duas opções de cursos. Essas opções poderão ser modificadas durante todo o período de inscrições.

Para isso, clique em Fazer inscrição na 1; opção e pesquise o curso e a instituição desejados ; é possível pesquisar pelo nome do município, nome da universidade ou nome da graduação ;. No resultado das buscas pode-se visualizar a quantidade de vagas e as modalidades disponíveis, se é por ampla concorrência ou ações afirmativas (cotas). Após clicar no curso desejado, deve escolher qual é a modalidade de acesso ao ensino superior ; as cotas são destinadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, em que metade das oportunidades são para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio; há, ainda, um percentual destinado a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ;. É importante que após este passo, verifique com atenção as informações e confirme a inscrição. O processo para a segunda opção de curso é o mesmo.

Oportunidades

São 238.397 vagas ofertadas em 131 instituições de ensino superior público. No Distrito Federal, são ofertadas 2.950 vagas na Universidade de Brasília (UnB), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs).

Na UnB, são 1.988 vagas, sendo 1.615 no câmpus Darcy Ribeiro, 140 no Gama, 85 em Planaltina e 148 na unidade de Ceilândia. No IFB, são 802 oportunidades, sendo 162 no câmpus Taguatinga, 80 em Planaltina, 160 no Gama, 120 em Taguatinga Centro, 80 no Riacho Fundo, 120 em São Sebastião e 40 na unidade da Estrutural.

A Escs oferta 160 vagas, 80 para enfermagem e 80 para medicina, na Asa Norte.

ProUni/Fies

O Programa Universidade para Todos (ProUni) receberá inscrições no período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Já os candidatos ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) podem se inscrever de 7 a 10 de fevereiro. Por questões técnicas, segundo o Ministério da Educação, o início das inscrições do ProUni e do Fies sofreu ajuste de dia nas datas divulgadas anteriormente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação