Trabalho e Formacao

MEC libera resultados do Sisu nesta segunda (28)

Os selecionados deverão fazer matrícula entre quarta-feira (30) e a próxima segunda-feira (4)

Ana Paula Lisboa
postado em 28/01/2019 00:01

O resultado da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019 sai nesta segunda-feira (28). Contatado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) não divulgou o horário previsto para a liberação dos nomes dos selecionados: "O edital não especifica horário para divulgação dos resultados. Por favor, acompanhar no portal MEC ou na página do Sisu", indicou a pasta por e-mail.

Os nomes dos selecionados em primeira chamada para ocupar as 235 mil vagas oferecidas pelo sistema poderão ser consultados pelo site.

Três instituições do DF ofereceram 3.180 vagas no total pelo sistema: a Universidade de Brasília (UnB), a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Quem não foi selecionado ainda pode concorrer a uma vaga no ensino superior entrando na lista de espera do Sisu e se inscrevendo no ProUni e no Fies

Datas alteradas

As inscrições do Sisu foram abertas, inicialmente, entre a última terça (22) e a última sexta (25). No entanto, como candidatos enfrentaram lentidão, instabilidade e outros problemas para acessar o site, o Ministério da Educação prorrogou o prazo final até o último domingo (27). Mesmo assim, a data de divulgação da primeira chamada foi mantida para esta segunda (28).

O MEC também modificou o período de inscrição do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies). Quem quer concorrer a bolsa integral ou parcial em faculdades particulares deve se inscrever no ProUni entre quinta-feira (31) e domingo (3).

Os que têm interesse em financiar o curso pelo Fies precisarão se inscrever entre 7 de fevereiro e 14 de fevereiro. Em todos os casos, os prazos começam à 0h e terminam às 23h59 de cada dia.

Passou? Não perca a matrícula

Os aprovados no Sisu precisarão se matricular nas instituições de ensino para onde foram selecionados entre quarta-feira (30) e a próxima segunda (4) para garantir a vaga.

Não passou? Entre na lista de espera

Quem não passou no Sisu poderá manifestar interesse na lista de espera entre terça-feira (29) e 5 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera deve ocorrer a partir de 7 de fevereiro.

Nesta edição, o Sisu trouxe nova regra com relação à lista de espera. Quem for selecionado na primeira chamada do Sisu, seja para a primeira opção de curso, seja para a segunda, não poderá se candidatar às vagas remanescentes.

Somente candidatos não selecionados poderão concorrer ; e eles poderão optar entre a primeira e a segunda opções de curso ao entrar na lista.

A importância do Enem

Para participar tanto do Sisu quanto do ProUni e do Fies, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Também é requisito não ter tirado zero na redação do exame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação