Publicidade

Correio Braziliense

Primeira chamada do PAS está disponível: confira os aprovados

São 1.591 aprovados. Veja a lista completa aqui! Registro acadêmico começa amanhã (23/1) e é totalmente on-line


postado em 22/01/2020 16:13 / atualizado em 22/01/2020 22:16

A emoção de ver ou não o nome na lista(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
A emoção de ver ou não o nome na lista (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou o resultado da terceira etapa do subprograma 2017-2019 do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB).
 
 
Candidatos podem conferir o espelho de desempenho aqui
 
O Cebraspe também informou que houve alteração no gabarito, divulgando o padrão de respostas corrigido de seis itens, além da justificativa de mudança. Acesse!
 
Candidatos podem conferir o desempenho na página do programa, mas a lista com os nomes dos selecionados também foi afixada no Teatro de Arena do câmpus Darcy Ribeiro. Até a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, compareceu ao local para recepcionar os calouros.
 

Amigos comemoram aprovação(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Amigos comemoram aprovação (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
 
  
É lá onde estudantes conferem o resultado pessoalmente e ocorre a tradicional festa da aprovação, quando veteranos recebem os novos calouros com farinha, tinta, ovos, músicas e muita animação. A lista também é afixada nos outros três câmpus da UnB (Gama, Planaltina e Ceilândia). 
 
Confira o momento em que candidatos correram para descobrir se passaram ou não; segurança teve até que correr dos alunos:
 
 
  
O PAS oferece, no total, 4.232 vagas, divididas entre o primeiro e segundo semestres de 2020. Quase 62 mil pessoas se inscreveram no PAS em 2019, dos quais 13.759 fizeram a terceira etapa do programa. As provas foram aplicadas em 1º de dezembro de 2019.
 
Candidatos foram ao Teatro de Arena conferir o resultado(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Candidatos foram ao Teatro de Arena conferir o resultado (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
 
A próxima etapa para os novos alunos é o registro acadêmico, que neste ano, será feito totalmente on-line. O prazo para fazer a matrícula vai desta quinta-feira (23/1) a domingo (26/1). Estudantes devem fazer o upload do documento de identidade; CPF; certificado de conclusão do ensino médio; histórico escolar; declaração de quitação eleitoral; e de serviço militar, no caso de homens a partir dos 18 anos.
 
Saiba todos os detalhes da matrícula na Agenda do Calouro
 
A UnB ainda não informou data de liberação das próximas chamadas, nem o prazo de convocação dos que serão chamados para o segundo semestre de 2019. 
 
Momento de fortes emoções para os candidatos(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Momento de fortes emoções para os candidatos (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
 
 
 

Eu passei! 

Luiz Augusto Oliveira Amorim, 17, conquistou uma vaga no curso mais concorrido pelo programa: medicina. Ele cursou o ensino médio no Centro Educacional Católica de Taguatinga e fez cursinho para o PAS no Exatas, em todos os anos do ensino médio.
 
Luiz Augusto (de azul) passou em medicina e trouxe a família toda para comemorar(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Luiz Augusto (de azul) passou em medicina e trouxe a família toda para comemorar (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)

 
Vânia, mãe de Luiz Augusto, agora é só orgulho do filho(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Vânia, mãe de Luiz Augusto, agora é só orgulho do filho (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
“Eu estou muito feliz. Na segunda etapa, eu tirei a maior nota de Brasília e já estava com a esperança lá em cima”, conta. “Minha expectativa é sempre tentar ser o melhor no que eu faço. Quero ser o melhor médico possível quando me formar.” 

Ele trouxe a família toda para acompanhar o resultado. A mãe, Vânia Amorim, 45, está emocionada. "(Estou) muito feliz. Muito mesmo. Foi mérito dele, ele é muito dedicado e aproveitou as oportunidades”, diz a enfermeira. “Eu tenho muito a agradecer a Deus e à equipe de professores dele. A base da família também é muito importante. Sem eles, nada disso seria possível”, completa. 
 
Mariana e Júlia estudaram juntas e, agora, comemoram a aprovação(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Mariana e Júlia estudaram juntas e, agora, comemoram a aprovação (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Mariana Soares Brito, 17, e Júlia Andrade Santos Cezar estudaram juntas no Colégio Madre Carmen Salles. Ambas conquistaram uma vaga na UnB pelo PAS. Mariana cursará ciências contábeis a partir de março. "É um sonho entrar na UnB. Foi uma surpresa para mim. Achei que eu tinha ido mal na prova", conta. "Acredito que a instituição vai me abrir muitas portas", completa.
 
Julia, que passou para design, também comemora o resultado. "Estou muito feliz!" Ela conta que ficou surpresa ao descobrir que passou para o primeiro semestre. "Eu até queria passar para o segundo", brinca. "Estou muito, muito grata", relata.
 
Maria Eduarda Cidrão, 17, passou para jornalismo na UnB. A caloura, que entrou na universidade pelo sistema de cotas para escola pública, estudou no Centro de Ensino Médio (CEM) 2 de Ceilândia e fez um cursinho comunitário intensivo para a terceira etapa do PAS no Galt.
 
Ela conta que a rotina de estudos foi puxada, mas, no fim, valeu a pena. “As madrugadas foram longas, os dias foram difíceis, mas a sensação de que deu certo é muito maior do que o esforço que eu fiz”, diz. 
 
“Eu sempre fui uma aluna muito comprometida. Eu me dediquei para o PAS durante os três anos e tirei notas boas nas duas primeiras etapas”, acrescenta. Apesar disso, Maria Eduarda conta que estava nervosa com o resultado.
 
Maria Eduardo (ao centro), com os pais(foto: Nícolas Braga/Esp. CBD.A Press)
Maria Eduardo (ao centro), com os pais (foto: Nícolas Braga/Esp. CBD.A Press)
 
 
“Eu vim aqui com aquele frio na barriga e aquela sensação tenebrosa, mas com esperança de que ia passar”, relata. “Quando vi meu nome na lista, gritei horrores. A ficha não caiu ainda”, acrescenta.

A nova aluna da UnB trouxe os pais, ambos comerciantes, para comemorar no Teatro de Arena. “Eles estavam mais nervosos do que eu”, brinca. 
 
Batizado com farinha(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Batizado com farinha (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
 

Acesso Enem UnB

Veteranos se preparam para pintar os novos calouros(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Veteranos se preparam para pintar os novos calouros (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Neste ano, a UnB deixou de adotar o Sistema Unificado de Seleção (Sisu) como forma de ingresso e criou o Acesso Enem UnB como forma seleção pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão 2.112 vagas para o primeiro semestre de 2020 e o programa recebeu mais de 38 mil inscrições. O resultado para o Acesso Enem UnB será divulgado em 6 de fevereiro. O registro acadêmico vai de 7 a 9 do mesmo mês.
 
Para fugir da chuva, calouros e veteranos se aglomeram, enquanto comemoram, cantam e dançam, no Ceubinho(foto: Nícolas Braga/Esp. CBD.A Press)
Para fugir da chuva, calouros e veteranos se aglomeram, enquanto comemoram, cantam e dançam, no Ceubinho (foto: Nícolas Braga/Esp. CBD.A Press)
 
A emoção de ver ou não o nome na lista(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
A emoção de ver ou não o nome na lista (foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
 
 

Fuvest divulga resultado do vestibular nesta sexta-feira

O resultado da lista da primeira chamada do vestibular da Fundação Universitária para o vestibular (Fuvest) será diulgado nesta sexta-feira (24/1), às 10h.  As informações sobre as etapas virtual e presencial da matrícula também serão publicadas no site da Fundação
 
Ver galeria . 60 Fotos Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
(foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press )
 
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade