Vestibular e PAS

Primeira chamada do PAS está disponível: confira os aprovados

São 1.591 aprovados. Veja a lista completa aqui! Registro acadêmico começa amanhã (23/1) e é totalmente on-line

Correio Braziliense
postado em 22/01/2020 16:13
A emoção de ver ou não o nome na lista
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou o resultado da terceira etapa do subprograma 2017-2019 do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB).
 
 
Candidatos podem conferir o espelho de desempenho aqui
 
O Cebraspe também informou que houve alteração no gabarito, divulgando o padrão de respostas corrigido de seis itens, além da justificativa de mudança. Acesse!
 
Candidatos podem conferir o desempenho na página do programa, mas a lista com os nomes dos selecionados também foi afixada no Teatro de Arena do câmpus Darcy Ribeiro. Até a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, compareceu ao local para recepcionar os calouros.
 

Uma publicação compartilhada por (@euestudantecb) em


Amigos comemoram aprovação 
  
[SAIBAMAIS]É lá onde estudantes conferem o resultado pessoalmente e ocorre a tradicional festa da aprovação, quando veteranos recebem os novos calouros com farinha, tinta, ovos, músicas e muita animação. A lista também é afixada nos outros três câmpus da UnB (Gama, Planaltina e Ceilândia). 
 
Confira o momento em que candidatos correram para descobrir se passaram ou não; segurança teve até que correr dos alunos:
 
 
  
O PAS oferece, no total, 4.232 vagas, divididas entre o primeiro e segundo semestres de 2020. Quase 62 mil pessoas se inscreveram no PAS em 2019, dos quais 13.759 fizeram a terceira etapa do programa. As provas foram aplicadas em 1º de dezembro de 2019.
 
Candidatos foram ao Teatro de Arena conferir o resultado 
A próxima etapa para os novos alunos é o registro acadêmico, que neste ano, será feito totalmente on-line. O prazo para fazer a matrícula vai desta quinta-feira (23/1) a domingo (26/1). Estudantes devem fazer o upload do documento de identidade; CPF; certificado de conclusão do ensino médio; histórico escolar; declaração de quitação eleitoral; e de serviço militar, no caso de homens a partir dos 18 anos.
 
Saiba todos os detalhes da matrícula na Agenda do Calouro
 
A UnB ainda não informou data de liberação das próximas chamadas, nem o prazo de convocação dos que serão chamados para o segundo semestre de 2019. 
 
Momento de fortes emoções para os candidatos 
 
 

Eu passei! 

Luiz Augusto Oliveira Amorim, 17, conquistou uma vaga no curso mais concorrido pelo programa: medicina. Ele cursou o ensino médio no Centro Educacional Católica de Taguatinga e fez cursinho para o PAS no Exatas, em todos os anos do ensino médio.
 
Luiz Augusto (de azul) passou em medicina e trouxe a família toda para comemorar
 
Vânia, mãe de Luiz Augusto, agora é só orgulho do filho“Eu estou muito feliz. Na segunda etapa, eu tirei a maior nota de Brasília e já estava com a esperança lá em cima”, conta. “Minha expectativa é sempre tentar ser o melhor no que eu faço. Quero ser o melhor médico possível quando me formar.” 

Ele trouxe a família toda para acompanhar o resultado. A mãe, Vânia Amorim, 45, está emocionada. "(Estou) muito feliz. Muito mesmo. Foi mérito dele, ele é muito dedicado e aproveitou as oportunidades”, diz a enfermeira. “Eu tenho muito a agradecer a Deus e à equipe de professores dele. A base da família também é muito importante. Sem eles, nada disso seria possível”, completa. 
 
Mariana e Júlia estudaram juntas e, agora, comemoram a aprovaçãoMariana Soares Brito, 17, e Júlia Andrade Santos Cezar estudaram juntas no Colégio Madre Carmen Salles. Ambas conquistaram uma vaga na UnB pelo PAS. Mariana cursará ciências contábeis a partir de março. "É um sonho entrar na UnB. Foi uma surpresa para mim. Achei que eu tinha ido mal na prova", conta. "Acredito que a instituição vai me abrir muitas portas", completa.
 
Julia, que passou para design, também comemora o resultado. "Estou muito feliz!" Ela conta que ficou surpresa ao descobrir que passou para o primeiro semestre. "Eu até queria passar para o segundo", brinca. "Estou muito, muito grata", relata.
 
Maria Eduarda Cidrão, 17, passou para jornalismo na UnB. A caloura, que entrou na universidade pelo sistema de cotas para escola pública, estudou no Centro de Ensino Médio (CEM) 2 de Ceilândia e fez um cursinho comunitário intensivo para a terceira etapa do PAS no Galt.
 
Ela conta que a rotina de estudos foi puxada, mas, no fim, valeu a pena. “As madrugadas foram longas, os dias foram difíceis, mas a sensação de que deu certo é muito maior do que o esforço que eu fiz”, diz. 
 
“Eu sempre fui uma aluna muito comprometida. Eu me dediquei para o PAS durante os três anos e tirei notas boas nas duas primeiras etapas”, acrescenta. Apesar disso, Maria Eduarda conta que estava nervosa com o resultado.
 
Maria Eduardo (ao centro), com os pais 
 
“Eu vim aqui com aquele frio na barriga e aquela sensação tenebrosa, mas com esperança de que ia passar”, relata. “Quando vi meu nome na lista, gritei horrores. A ficha não caiu ainda”, acrescenta.

A nova aluna da UnB trouxe os pais, ambos comerciantes, para comemorar no Teatro de Arena. “Eles estavam mais nervosos do que eu”, brinca. 
 
Batizado com farinha 

Acesso Enem UnB

Veteranos se preparam para pintar os novos calourosNeste ano, a UnB deixou de adotar o Sistema Unificado de Seleção (Sisu) como forma de ingresso e criou o Acesso Enem UnB como forma seleção pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão 2.112 vagas para o primeiro semestre de 2020 e o programa recebeu mais de 38 mil inscrições. O resultado para o Acesso Enem UnB será divulgado em 6 de fevereiro. O registro acadêmico vai de 7 a 9 do mesmo mês.
 
Para fugir da chuva, calouros e veteranos se aglomeram, enquanto comemoram, cantam e dançam, no Ceubinho 
A emoção de ver ou não o nome na lista 
 

Fuvest divulga resultado do vestibular nesta sexta-feira

O resultado da lista da primeira chamada do vestibular da Fundação Universitária para o vestibular (Fuvest) será diulgado nesta sexta-feira (24/1), às 10h.  As informações sobre as etapas virtual e presencial da matrícula também serão publicadas no site da Fundação
 
 
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CBD.A Press
  • Foto: Nícolas Braga/Esp. CBD.A Press

Tags