Holofote

É falso! Ex-presidente da República José Sarney não morreu

Fake news circulou no WhatsApp no início da manhã com link que abre imagem do deputado federal Tiririca

Guilherme Goulart
postado em 12/02/2019 15:34
José Sarney na tribuna do Senado
Muita gente acordou nesta terça-feira (12/2) com a notícia de que o ex-presidente da República José Sarney (MDB) havia morrido. O boato, disseminado principalmente pelo WhatsApp, circulou com o título "Morre aos 88 anos o ex-presidente da República José Sarney". Ao clicar no link da "reportagem", porém, imediatamente se abria uma imagem do palhaço Tiririca, deputado federal por São Paulo, com os dizeres: "É mentira, abestado".
O que enganou muita gente foi a certa sofisticação da notícia falsa. A mensagem encaminhada pelo WhatsApp seguia com o layout do G1, portal de notícias da Rede Globo, além de uma mensagem de apresentação do site: "Últimas notícias de economia, política, carros, emprego, educação, ciência, saúde, cultura do Brasil e do mundo." Dessa forma, a aparente credibilidade da mensagem fez muitas "vítimas" da fake news, que clicaram no link sem prestar a atenção aos detalhes.
Fake news circulou no WhatsApp no início da manhã com link que abre imagem do deputado federal Tiririca
Um olhar mais atento, porém, seria suficiente para perceber que o link encaminhado continha, na sequência do domínio do G1, outro link com a palavra "encrypted", ou seja, criptografado. A seguir, portanto, viria uma imagem. No caso, a do Tiririca.
Vale mencionar, no entanto, que os responsáveis pela desinformação tomaram o cuidado de colocar a idade correta do também ex-senador da República. De fato, Sarney tem 88 anos. Nasceu em 24 de abril de 1930 em Pinheiro, no Maranhão.
Tiririca
A mesma imagem do Tiririca, com mensagem idêntica ; "É mentira, abestado" ;, foi usada pela indústria das fake news em 14 de setembro de 2018. À época, circulou nas redes sociais a falsas notícia de que o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro havia morrido após levar uma facada de Adélio Bispo de Oliveira. A fake news, que também circulou no WhatsApp, dizia que o Hospital Albert Eistein, onde Bolsonaro estava internado, havia confirmado a morte do político. A verificação foi feita pelo Boatos.org.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação