Publicidade

Correio Braziliense

Ibaneis Rocha manda bem em discurso para o empresariado

Das quatro afirmações verificadas pelo Holofote, o governador acertou três. Uma delas apresentou leve inconsistência

Compartilhar

postado em 20/02/2019 15:45 / atualizado em 20/02/2019 15:52

(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), discursou nessa terça-feira (19/2) durante encontro com representantes do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) no Distrito Federal. Confira a apuração do Holofote:

 

"Nós tínhamos aqui as delegacias funcionando somente de meio-dia às 19h. Nós reabrimos mais da metade dessas delegacias, em plantão de 24 horas"



Hoje, 24 das 31 delegacias circunscricionais do Distrito Federal (localizadas nas regiões administrativas) funcionam em regime de plantão 24 horas, ou seja, mais da metade. Em nota, a Polícia Civil do Distrito Federal detalhou quais unidades operam ininterruptamente. Confira:

"Vinte e quatro delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. São elas: 1ª DP, 2ª DP, 4ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 11ªDP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 19ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 29ª DP, 30ª DP, 32ª DP, 33ª DP, 35ª DP e 38ª DP. Também funcionam 24h a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). As demais delegacias (3ª DP, 8ª DP, 9ª DP, 10ª DP, 14ª DP, 17ª DP e 31ª DP) funcionam das 9 às 19h nos dias úteis, para atendimento ao público.

Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP e 27ª DP."

A reabertura da maioria das delegacias durante 24 horas foi possível a partir da publicação da Lei nº 6.261, que instituiu o serviço voluntário na Polícia Civil do Distrito Federal. A localização de cada uma delas pode ser conferida no site da Polícia Civil.

Para efeito de comparação, o mandato de Rodrigo Rollemberg acabou com 16 das 31 delegacias circunscricionais funcionando em regime de plantão 24 horas. As demais passaram a atender a população das 12h às 19h. Dessa forma, as sete delegacias que ainda não abrem 24h passaram a funcionar, desde o início do governo Ibaneis, três horas a mais, das 9h às 19h.

_________________________________________________________________________

"Isso significa que nós queremos recobrar a confiança do empresariado, que perde a confiança no Estado e no Distrito Federal"



Dois levantamentos mostram que o empresariado brasiliense já se mostra confiante. Em alguns casos, desde 2018, ou seja, antes do governo de Ibaneis Rocha.

Por exemplo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF, medido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), cresce desde meados do ano passado, com algumas oscilações. Registrou índice de 54,70 em agosto; caiu para 52,50 em setembro; subiu para 55,10 em outubro; pulou para 65,30 em novembro; diminuiu para 63,10 em dezembro; e retomou a alta em janeiro, com 64,70. Os dados completos podem ser conferidos aqui.

Já o Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF), calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF), confirma a tendência de otimismo em 2019, início do governo Ibaneis. A taxa mostra que a confiança aumentou 6,7 pontos em janeiro de 2019 na comparação com dezembro de 2018, chegando a 125,2 pontos: o melhor resultado desde abril de 2013, quando o Icec registrou 138,6 pontos.

_________________________________________________________________________


"Nós vamos lançar em torno de 120 licitações até o mês de março, o que nos vai colocar em uma condição de contratar pelo menos 30 mil desses 300 mil desempregados que existem no Distrito Federal só com obras públicas"



Nesse caso, dos dados apresentados pelo governador, apenas o total de desempregados é verificável, neste momento. Afinal, os demais números tratam-se de promessa ou estimativa. Quanto à quantidade de desocupados, o Holofote fez essa apuração em 1º de janeiro de 2019, estreia do núcleo de checagem do Correio Braziliense.

Na ocasião, o Holofote confirmou que, segundo a última Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED), de novembro de 2018, a estimativa de desempregados no DF era de 310 mil, um aumento de 10 mil em relação ao mesmo mês de 2017.

_________________________________________________________________________


"65% da carga que chega dos Estados Unidos ao Brasil saem dos Estados Unidos hoje pelo aeroporto de Miami"



Reportagem do Miami Today confirma a porcentagem informada por Ibaneis durante o encontro com o empresariado. Uma das fontes da matéria do jornal norte-americano é o prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Giménez. Em entrevista àquele site, ele reforçou a importância comercial entre Brasil e Miami, por meio do Aeroporto Internacional de Miami. "O Brasil é muito importante para Miami. Quando a economia (brasileira) sofre — quando você não tem está indo bem — nós não vamos bem. É do nosso maior interesse ter certeza de que você está indo bem, e ir bem do modo cooperativo", comentou.

A reportagem do Miami Today é de 29 de janeiro de 2019. E aborda a parceria firmada entre o aeroporto de Miami e os Correios, do Brasil, para o serviço Compra Fora.


Checagem de Guilherme Goulart e Ana Viriato

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo