Holofote

Atenção! Vídeo de alagamento na UnB não é de 21 de abril de 2019

Apesar de forte chuva ter atingido a região no domingo, imagens de enxurrada em anfiteatro do Instituto Central de Ciências (ICC) são de 2011

Guilherme Goulart
postado em 22/04/2019 16:12
Enxurrada anfiteatro ICC, UnBBasta uma situação grave acontecer para que fotos e vídeos relacionados a eventos semelhantes comecem a circular pelas redes sociais. Desta vez, logo após o temporal que atingiu, nesse domingo (21/4), o Distrito Federal, principalmente o Plano Piloto, o vídeo do alagamento de um anfiteatro do Instituto Central de Ciências (ICC) passou a circular no Twitter. De fato, as imagens se passam na Universidade de Brasília (UnB), também atingida pela forte de chuva de ontem, mas são de 2011.

Logo após a publicação do vídeo antigo em um perfil no Twitter, acompanhada da mensagem "Que desastre! UnB inundada", alguns internautas chamaram a atenção nos comentários para a data da imagem:

"A UnB realmente foi alagada hoje (domingo), mas esse vídeo aí é de 2011"

"Esse vídeo específico é da inundação histórica de 2011, mas os danos nesse domingo tb foram terríveis"

Em seguida, o próprio autor do perfil no Twitter fez o alerta, reconhecendo a data da gravação: "Vídeo postado pós várias imagens chegarem no grupo do ZAP. Alertado que ele é de 2011. Vamos manter ele aqui, para não esquecer e que não volte a se repetir."

Com a circulação de vídeos como o do anfiteatro, professores da UnB trataram de fazer ressalvas para a data das gravações pedindo para que evitem disseminá-las nas redes socias:

"Atenção: estão sendo divulgadas imagens de anfiteatro enchendo de água na UnB em 2011 como se fosse resultado da chuva de ontem. Se receberam, por favor, desmintam imediatamente"

Há oito anos, o prédio conhecido como Minhocão foi atingido por fortes chuvas, provocando prejuízos de R$ 20 milhões. À época, o subsolo do ICC Norte foi o mais prejudicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação