Jéssica Eufrásio, Guilherme Goulart
postado em 12/11/2019 15:41
[FOTO1]A deputada distrital Arlete Sampaio (PT) participou nessa segunda-feira (11/11) do programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. Em entrevistas aos jornalistas Ana Maria Campos, Alexandre de Paula e Gláucia Guimarães, a parlamentar comentou assuntos como a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o futuro do PT e a renúncia de Evo Morales na Bolívia. Arlete também fez um balanço do governo de Ibaneis Rocha (MDB) e detalhou os trabalhos da CPI do Feminicídio, da qual faz parte.Confira a checagem do Holofote:
"Tudo fazia crer que as coisas andavam bem na Bolívia. Que crescia 4% ao ano durante vários anos"
De 2006, quando Evo Morales chegou ao poder, a 2018, a economia boliviana cresceu, em média, 4,8% ao ano, segundo dados do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O menor índice do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no período foi de 3,3%, em 2009, único ano abaixo de 4%; enquanto isso, o maior PIB alcançou 6,7%, em 2013.
_________________________________________________________________________
"Sem dúvida, nas últimas eleições, nós tivemos o pior resultado da série histórica do Partido dos Trabalhadores (em Brasília)"
Desde as primeiras eleições no Distrito Federal, o PT sempre teve papel de destaque na disputa pelo Palácio do Buriti, sede do Executivo local. A exceção, de fato, é 2018. De 1994 até o ano passado, houve sete pleitos para governador na capital. O Partido dos Trabalhadores venceu duas vezes, uma com Cristovam Buarque (1994) e outra com Agnelo Queiroz (2010). Em 1998 e em 2002, a legenda ficou em segundo lugar. Em 2006 e em 2014, em terceiro. No ano passado, o PT ficou apenas na nona colocação. Confira:
Eleições no DF para governador:
1994 - Cristovam Buarque (PT)
1998 - Joaquim Roriz, com Cristovam Buarque (PT) em segundo
2002 - Joaquim Roriz, com Geraldo Magela (PT) em segundo
2006 - José Roberto Arruda, com Arlete Sampaio (PT) na terceira colocação
2010 - Agnelo Queiroz (PT)
2014 - Rodrigo Rollemberg, com Agnelo Queiroz (PT) em terceiro
2018 - Ibaneis Rocha, com Julio Miragaya (PT) na nona colocação
_________________________________________________________________________
"Nós tínhamos a Casa da Mulher Brasileira, que está fechada porque teve um problema estrutural no prédio. Mas que lentidão enorme para pelo menos se reinstalar em outro espaço físico"
De fato, a Casa da Mulher Brasileira está interditada desde abril de 2018. A Defesa Civil identificou problemas estruturais no prédio, como "desarrumo do prumo de arrimo e trincas". Em setembro, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos anunciou que o local passará por reformas. A Casa da Mulher Brasileira fica no Setor de Grandes Áreas Norte.
_________________________________________________________________________
"Espero que o ministro da Ciência e da Tecnologia, que já foi até para o espaço, possa dizer: ;Não, eu vi lá de cima: a Terra é redonda;"
Marcos Pontes, ministro da Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é o primeiro e único brasileiro a voar para o espaço. A missão dele ocorreu em 29 de março de 2006.