Jornal Correio Braziliense

Holofote

Fala de secretário da Pesca em opção errada de vestibular? É verdade

Prova de biologia citou, na questão 17, frase dita pelo secretário Jorge Seif Júnior de que 'peixe é inteligente e desvia-se do petróleo'. Alternativa estava errada

[FOTO1]Uma afirmação do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, foi utilizada no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A frase "O peixe é inteligente e desvia-se do petróleo" foi exemplo de alternativa falsa da prova de biologia, realizada nesse fim de semana. Ela foi dita durante uma live ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, em meio à crise do vazamento de óleo no litoral do Nordeste. Confira a questão do vestibular:



Uma captura de tela da prova, disponibilizada on-line no último domingo (15/12), viralizou nas redes sociais pela ironia. No Twitter, ela chegou a mais de 5 mil curtidas em uma das contas. Veja:

[FOTO3]

Apesar dos indícios de que o texto poderia ser falso ; apenas uma brincadeira de críticos ao governo ;, ele é verdadeiro e fez parte do primeiro dia de Prova Específica da 2; Fase do Vestibular 2020.1. A prova é pública e está disponível no site da UECE.

Além de ter sido colocada na questão 17, número do Partido Social Liberal (PSL), sigla na qual Jair Bolsonaro foi eleito ; ele deixou o partido em novembro ;, a opção faz referência direta à afirmação de Jorge Seif Júnior. Na ocasião, ele acrescentou que, "obviamente, você pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum". Porém, a alternativa correta diz que "um peixe (consumidor secundário) pode comer um crustáceo contaminado (consumidor primário) e se o homem (consumidor terciário) se alimentar desse peixe, pode também se contaminar". Veja o gabarito:

[FOTO5]

A frase dita pelo secretário, formado em administração de empresas e marketing, havia sido desmentida por especialistas à época. Bolsonaro, entretanto, concordou com a declaração e reforçou: "Obviamente, às vezes fica ali uma tartaruga na mancha de óleo, pra não falar que ninguém fica. Um peixe, um golfinho pode ficar. Mas tudo bem".

Nesta segunda-feira (16/12), foi realizado o segundo dia de Aplicação das Provas Específicas da 2; Fase do vestibular da UECE. O resultado dos recursos e a grade definitiva de respostas das Provas Objetivas da 2; Fase serão divulgados em 21 de janeiro de 2020.