Publicidade

Correio Braziliense

Fala de secretário da Pesca em opção errada de vestibular? É verdade

Prova de biologia citou, na questão 17, frase dita pelo secretário Jorge Seif Júnior de que 'peixe é inteligente e desvia-se do petróleo'. Alternativa estava errada

Compartilhar

postado em 16/12/2019 19:01 / atualizado em 16/12/2019 19:01

(foto: Reprodução// internet)
(foto: Reprodução// internet)
Uma afirmação do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, foi utilizada no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A frase "O peixe é inteligente e desvia-se do petróleo" foi exemplo de alternativa falsa da prova de biologia, realizada nesse fim de semana. Ela foi dita durante uma live ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, em meio à crise do vazamento de óleo no litoral do Nordeste. Confira a questão do vestibular:

(foto: Reprodução// internet)
(foto: Reprodução// internet)


Uma captura de tela da prova, disponibilizada on-line no último domingo (15/12), viralizou nas redes sociais pela ironia. No Twitter, ela chegou a mais de 5 mil curtidas em uma das contas. Veja:

(foto: Reprodução// Twitter)
(foto: Reprodução// Twitter)


Apesar dos indícios de que o texto poderia ser falso — apenas uma brincadeira de críticos ao governo —, ele é verdadeiro e fez parte do primeiro dia de Prova Específica da 2ª Fase do Vestibular 2020.1. A prova é pública e está disponível no site da UECE.

Além de ter sido colocada na questão 17, número do Partido Social Liberal (PSL), sigla na qual Jair Bolsonaro foi eleito — ele deixou o partido em novembro —, a opção faz referência direta à afirmação de Jorge Seif Júnior. Na ocasião, ele acrescentou que, "obviamente, você pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum". Porém, a alternativa correta diz que "um peixe (consumidor secundário) pode comer um crustáceo contaminado (consumidor primário) e se o homem (consumidor terciário) se alimentar desse peixe, pode também se contaminar". Veja o gabarito:

(foto: Reprodução UECE)
(foto: Reprodução UECE)


A frase dita pelo secretário, formado em administração de empresas e marketing, havia sido desmentida por especialistas à época. Bolsonaro, entretanto, concordou com a declaração e reforçou: "Obviamente, às vezes fica ali uma tartaruga na mancha de óleo, pra não falar que ninguém fica. Um peixe, um golfinho pode ficar. Mas tudo bem".

Nesta segunda-feira (16/12), foi realizado o segundo dia de Aplicação das Provas Específicas da 2ª Fase do vestibular da UECE. O resultado dos recursos e a grade definitiva de respostas das Provas Objetivas da 2ª Fase serão divulgados em 21 de janeiro de 2020.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo