Guilherme Goulart
postado em 05/01/2020 16:47


Ao clicar no link disponível, no entanto, aparece a imagem do Tiririca sorrindo, seguida de um dos mais populares bordões do palhaço e deputado distrital. O que engana nessa fake news é a aparente sofisticação. A mensagem encaminhada tem o layout do G1, portal de notícias da Rede Globo, e, no início dela, um link para o site oficial das organizações Globo. Mas um olhar atento é suficiente para perceber que o segundo endereço da mensagem contém a palavra "encrypted", ou seja, criptografado. Um clique nela leva ao Tiririca.

A mesma pegadinha do Tiririca, com mensagem idêntica ; "É mentira, abestado" ;, circula com frequência nas redes sociais. O Holofote fez duas checagens com esse trote. Em 12 de maio de 2019, a imagem do artista aparece com a desinformação de que servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) jogaram um bolão e acertaram o concurso da Mega Sena, ganhando R$ 285 milhões.
O Holofote também fez checagem semelhante em 12 de fevereiro. À época, a mensagem que vinha com a fotografia e o bordão do Tiririca alegava que o ex-presidente da República José Sarney havia morrido. Confira a verificação aqui.