Holofote

Coronavírus chegou ao Brasil e suspenderá o carnaval em 2020? É falso!

Texto publicado em portal desinforma que Bolsonaro acabará com a folia por causa da epidemia mundial. Outra mentira é de que primeiro caso seria de estudante de Minas

Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 17:43
População de Hong Kong usa máscaras como forma de prevenção ao coronavírusO novo coronavírus contaminou o carnaval a ponto de o presidente Bolsonaro cancelá-lo? Muita calma, folião, pois isso não passa de notícia falsa. Circula nas redes sociais a "reportagem" de um canal de notícias (des)informando que, por meio de decreto, o chefe do Executivo poderá acabar com o carnaval em 2020. Veja:

Texto publicado em portal desinforma que Bolsonaro acabará com a folia por causa da epidemia mundial. Outra mentira é de que primeiro caso seria de estudante de Minas

No WhatsApp, a desinformação vem acompanhada de um link para o site Painel do Mundo. O texto publicado sem assinatura menciona especialistas que existem, de fato, mas os dados sobre a epidemia mundial são confusos e pouco confiáveis.

Além disso, em letras garrafais, a publicação escorrega ao atestar que "O PERIGO JÁ CHEGOU AO BRASIL, PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO EM MINAS GERAIS!!" Segundo o portal, o suposto infectato seria uma estudante de 22 anos que viajou para Wuhan, na China, e que teria voltado ao Brasil em 24 de janeiro.

Informar que há pessoas infectadas no país não deixa dúvidas: trata-se de fake news. O mais recente balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta tarde (30/1), atesta que existem no Brasil, até o momento, apenas casos suspeitos. São nove no total.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags