Mundo

Vizinhos da casa de Bin Laden se surpreendem com morte do terrorista

postado em 04/05/2011 08:33

Sardar Durrani destaca que a cidade é uma das mais seguras do país

Durante os últimos anos, 3km separavam o estudante de economia Sardar Abdul Durrani, 20 anos, de Osama bin Laden. ;A maior parte dos moradores de Abbottabad ficou em completo choque quando soube que ele vivia aqui. Eu me incluo nessa parcela;, afirmou ao Correio, pela internet. ;Esta é uma das cidades mais seguras do Paquistão e é controlada pelo Exército;, explica. Sardar não chegou a desconfiar da mansão de US$ 1 milhão, cercada por muros de 3,6m de altura e situada no distrito de Bilal. ;A construção é do tipo de uma casa comum. Não havia nada suspeito, ainda que o formato se destacasse;, admite. Ele se lembra que, na madrugada de segunda-feira, a eletricidade foi interrompida e o Exército isolou uma área específica. ;As pessoas daqui geralmente conhecem seus vizinhos. Se Osama bin Laden estivesse na cidade havia muito tempo, a notícia certamente teria se espalhado;, acredita. De acordo com o universitário, ninguém era visto saindo da mansão. ;Eu creio que era um bom esconderijo para qualquer pessoa;, comenta Sardar.

Munawar Shah conta que alguns duvidam da morte de Bin Laden

A execução do comandante da rede Al-Qaeda levou incerteza aos habitantes de Abbottabad, agora obrigados a conviver com um batalhão de jornalistas. Munawar Ali Shah, 18 anos, divide o tempo entre a cidade, onde a família mora, e a capital Islamabad, onde cursa contabilidade. ;Saber que Bin Laden vivia aqui foi um choque, cara;, desabafa à reportagem. ;É como se vocês soubessem que ele estivesse em um bar no Rio de Janeiro;, compara. Munawar soube da morte de Bin Laden na manhã de segunda-feira. ;Meu pai assistia à TV e o som estava muito alto. Ouvi várias vezes a palavra ;Abbottabad;. Pensei que fosse um atentado;, recorda. ;O Exército montou barricadas em torno do complexo.;

Ceticismo
A mansão de Bin Laden jamais chamou a atenção de Munawar. Ele conta que as casas recém-construídas em Abbottabad têm muros com mais de 3m de altura. ;Se vocês têm cercas no Brasil, nós temos muralhas por aqui, para que os vizinhos não se misturem;, afirma. O estudante de contabilidade admite que alguns conterrâneos ainda questionam se Bin Laden foi realmente executado. ;O governo dos Estados Unidos não é conhecido por sua credibilidade. Lembre-se do fiasco das armas de destruição em massa no Iraque;, cutuca.

Os vizinhos tentam entender como dividiam os muros com o terrorista mais caçado do mundo. Tudo o que sabiam era que a mansão abrigava Arshad e Tariq Khan, dois discretos e supostos empresários. Arshad, por volta dos 40 anos, teria comprado o terreno para construir a casa. Tariq tinha cerca de 30 anos. Segundo a agência France-Presse, eles costumavam ser vistos comprando pão ou na companhia de membros da família, incluindo mulheres e crianças. O comerciante Mohammed Assif se disse orgulhoso por ter vendido pães artesanais ; os ;naans; ; para Arshad. ;Bin Laden foi um herói que mudou a América;, destacou. Samnoor Bibi, uma idosa de 90 anos que morava em frente à mansão, relatou que os homens eram bastante generosos. ;Eles forneceram água limpa e energia elétrica para nossa casa durante anos;, afirmou. Os moradores da mansão quase nunca caminhavam pelas ruas e usavam uma minivan Suzuki vermelha para os compromissos diários. (RC)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação