Agência France-Presse
postado em 29/05/2012 14:18
Damasco- O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse ao mediador internacional Kofi Annan que o êxito de seu plano de paz depende do "fim do terrorismo", indicou nesta terça-feira (29/5) a rede de televisão oficial síria."O êxito do plano depende do fim do terrorismo, daqueles que o apoiam e do contrabando de armas", disse Assad a Kofi Annan durante uma reunião em Damasco, segundo a televisão.
"Os grupos terroristas armados intensificaram claramente suas operações recentemente em diferentes regiões sírias, e mataram e sequestraram civis", acrescentou o presidente sírio, cujo governo reprime duramente uma revolta popular há 14 meses.
Damasco, que compara os rebeldes a "terroristas", acusa grupos armados de serem os verdadeiros responsáveis pelo massacre de Houla, no centro do país, onde morreram mais de 100 pessoas, incluindo dezenas de crianças.
De acordo com a rede de televisão estatal, na reunião com Annan "Assad destacou a necessidade de que os países que financiam e armam os grupos terroristas respeitem o plano de paz".
O governo sírio acusa países como Arábia Saudita e Qatar de enviar armas aos insurgentes do Exército Sírio Livre (ESL, formado por desertores das forças armadas).