Agência France-Presse
postado em 21/11/2013 21:02
O chefe dos negociadores iranianos declarou nesta quinta-feira (21/11), em Genebra, que não houve progresso no segundo dia de tratativas em Genebra sobre o programa nuclear do Irã. "Não há progressos" sobre os pontos de divergência entre o Irã e o grupo 5%2b1 (EUA, GB, França, Rússia, China e Alemanha) - disse Abbas Araqchi aos jornalistas iranianos em Genebra, segundo a agência de notícias Mehr.Araqchi não detalhou o motivo do impasse, mas deu a entender que as divergências incluem o que Teerã considera seu direito de enriquecer urânio. "Se houver progressos e se as negociações se aproximarem de um consenso, é possível que isso ajude os ministros de Relações Exteriores (do 5%2b1)" a chegar a um acordo, completou.
As negociações têm como base um texto acertado em 9 de novembro, durante a rodada anterior de diálogo em Genebra, também encerrada sem sucesso. Esse projeto de "acordo provisório" de seis meses - renovável, segundo uma fonte ocidental - prevê uma restrição do programa nuclear de Teerã em troca do alívio limitado das sanções.
Os ocidentais suspeitam das pretensões do governo iraniano de fabricar uma bomba atômica, sob a fachada de um programa nuclear civil. O Irã nega. Mais cedo, Araqchi destacou a realização de "negociações sérias (...) muito úteis (...) mas admitiu divergências sobre temas sérios" e descartou a conclusão de um acordo ainda nesta quinta.