Mundo

Síria enfrenta escassez de medicamentos devido às sanções econômicas

Faltam 72 tipos de remédios no mercado e o governo tenta solucionar o problema por meio da importação de países que não aderiram aos embargos e de organizações internacionais humanitárias

postado em 25/11/2013 11:05
A Síria passa por escassez de medicamentos devido às sanções econômicas impostas ao país, que levaram ao fechamento da maioria dos laboratórios farmacêuticos no Norte do país. De acordo com o ministro da Saúde sírio, Saad Naif, faltam 72 tipos de remédios no mercado e o governo tenta solucionar o problema por meio da importação de países que não aderiram aos embargos e de organizações internacionais humanitárias.

Combatentes do Exército Livre sírio se reúnem em Al-Jarba, em Damasco
[SAIBAMAIS]Entre as medidas tomadas pelo governo com o objetivo de minimizar os impactos da escassez estão a compra de equipamentos médicos e um contrato para a compra de cem ambulâncias do Irã. No domingo (24/11), um carregamento da Rússia chegou em Damasco, capital da Síria. Segundo o governo sírio, o auxílio russo tem o objetivo de aliviar o sofrimento da população do país causada pelos ataques de rebeldes a estabelecimentos de saúde e fábricas de medicamentos. Na semana passada, a Rússia havia enviado 44 toneladas de materiais médicos à Síria. Em setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um surto de poliomielite no país.



Nesta segunda-feira (25), a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a conferência de paz para a Síria para 22 de janeiro. Estima-se que, desde a intensificação dos conflitos no país, mais de 115 mil pessoas tenham sido mortas e mais de 3,5 milhões, deslocadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação