Agência France-Presse
postado em 25/04/2014 14:22
Bagdá - Pelo menos 28 pessoas morreram nesta sexta-feira em um duplo atentado com carro-bomba durante um comício eleitoral de um partido xiita em Bagdá, informaram fontes oficiais, apenas alguns dias antes da realização de eleições gerais no Iraque.
O duplo atentado, que também deixou dezenas de feridos, ocorreu por volta das 17h30 (11h30 de Brasília) durante um comício do braço político da milícia Asaib Ahel al-Haq, segundo um coronel da polícia e fontes médicas.
O grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) reivindicou a autoria do duplo atentado. Dois homens "conseguiram entrar em um ato de infiéis (..) e detonar sua carga de explosivos", para se vingarem do "que as milícias fazem no Iraque e na Síria: matar e torturar os sunitas", indicou em um comunicado o EIIL publicado em fóruns jihadistas.
O EIIL, com base no Iraque, está envolvido no conflito sírio, onde a guerra é travada há três anos entre os rebeldes, majoritariamente sunitas, e as forças do regime do presidente Bashar al-Assad, dominado pela corrente alauíta, um ramo do xiismo.
Esse foi o ataque mais violento contra um comício eleitoral desde o início da campanha para as eleições legislativas, que serão realizadas no dia 30 de abril. Elas serão as primeiras desde a retirada das tropas americanas, em 2011.
O país é sacudido por uma espiral de violência que deixou pelo menos 490 mortos em abril e mais de 2.750 durante o ano, segundo um registro da AFP elaborado a partir de relatórios policiais e médicos.