Mundo

Atentado contra comício eleitoral no Iraque deixa ao menos 28 mortos

Duplo atentado deixou dezenas de feridos durante um comício do braço político da milícia Asaib Ahel al Haq

Agência France-Presse
postado em 25/04/2014 14:22
Forças de segurança iraquianas reagem em um ataque com carro-bomba em um comício organização política xiita, em Bagdá
Bagdá - Pelo menos 28 pessoas morreram nesta sexta-feira em um duplo atentado com carro-bomba durante um comício eleitoral de um partido xiita em Bagdá, informaram fontes oficiais, apenas alguns dias antes da realização de eleições gerais no Iraque.

O duplo atentado, que também deixou dezenas de feridos, ocorreu por volta das 17h30 (11h30 de Brasília) durante um comício do braço político da milícia Asaib Ahel al-Haq, segundo um coronel da polícia e fontes médicas.

O grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) reivindicou a autoria do duplo atentado. Dois homens "conseguiram entrar em um ato de infiéis (..) e detonar sua carga de explosivos", para se vingarem do "que as milícias fazem no Iraque e na Síria: matar e torturar os sunitas", indicou em um comunicado o EIIL publicado em fóruns jihadistas.


O EIIL, com base no Iraque, está envolvido no conflito sírio, onde a guerra é travada há três anos entre os rebeldes, majoritariamente sunitas, e as forças do regime do presidente Bashar al-Assad, dominado pela corrente alauíta, um ramo do xiismo.

Esse foi o ataque mais violento contra um comício eleitoral desde o início da campanha para as eleições legislativas, que serão realizadas no dia 30 de abril. Elas serão as primeiras desde a retirada das tropas americanas, em 2011.

O país é sacudido por uma espiral de violência que deixou pelo menos 490 mortos em abril e mais de 2.750 durante o ano, segundo um registro da AFP elaborado a partir de relatórios policiais e médicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação