Mundo

Futuro rei Felipe VI promete dedicar todas as forças a servir a Espanha

Felipe fez a primeira referência a seu futuro durante a cerimônia entrega do prêmio Príncipe de Viana em Navarra

Agência France-Presse
postado em 04/06/2014 09:45
Madri - O futuro rei Felipe VI da Espanha prometeu nesta quarta-feira (4/6) dedicar todas as forças servir o país, "uma comunidade social e política unida, em seu primeiro discurso após o anúncio na segunda-feira (2/6) da abdicação do pai, Juan Carlos I.

Felipe ainda é o Príncipe das Astúrias até que a abdicação do pai seja aprovada pelo Parlamento
"Permitam-me que respeite o procedimento parlamentar e me limite a reiterar publicamente meu empenho e convicção de dedicar todas as minhas forças, com esperança, com ilusão, à tarefa apaixonante de seguir servindo aos espanhóis", declarou o herdeiro, que deve ser proclamado novo monarca nas próximas semanas.



[SAIBAMAIS]Felipe, de 46 anos, ainda Príncipe das Astúrias até que a abdicação do pai seja aprovada pelo Parlamento, fez a primeira referência a seu futuro durante a cerimônia entrega do prêmio Príncipe de Viana em Navarra. "O dia de hoje tem um significado especial", reconheceu, visivelmente emocionado, diante de vários jornalistas, ao lado da esposa, a princesa Letizia, que será a primeira rainha da Espanha de origem plebeia.

Após a decisão de Juan Carlos de abdicar, o futuro rei Felipe VI prometeu servir a "Espanha, uma nação, uma comunidade social e política unida, diversa, que tem suas raízes em uma história milenar". Em um conselho de ministros extraordinário, o governo espanhol aprovou na terça-feira uma lei orgânica que deverá ser aprovada por maioria absoluta nas duas Casas do Parlamento antes que a abdicação de Juan Carlos, de 76 anos, entre em vigor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação