Mundo

Começa retirada de corpos das vítimas de acidente aéreo no Irã

Ainda não se sabe exatamente a quantidade de corpos encontrados até o momento. O acidente não deixou sobreviventes

Agência France-Presse
postado em 21/02/2018 10:35
Teerã, Irã - As equipes de resgate começaram a retirar por terra os corpos das vítimas do acidente de avião ocorrido no último domingo (18/2) nas montanhas do sudoeste do Irã, mas tiveram de suspender as tarefas no início da tarde por causa do mau tempo.

O Crescente Vermelho iraniano indicou que as operações de descida dos corpos foram suspensas por causa dos riscos para as equipes de socorro, informou a agência de notícias Isna.

Diante da persistência do mau tempo, com tempestade de neve e ventos glaciais, as autoridades disseram que também será preciso, pelo menos temporariamente, adiar o transporte dos restos mortais por helicóptero.

Ainda não se sabe o número exato de corpos encontrados até o momento no localdesse acidente que não deixou sobreviventes.

O general Nozar Nemati, do Exército de Terra iraniano, declarou à rede de televisão pública que os comandos do Exército e os socorristas começaram a a retirada dos corpos por terra.

Um outro oficial disse que sete cadáveres puderam ser transportados pelo vale até agora, enquanto uma fonte regional do Crescente Vermelho, citada pela Isna, indicou que 32 "pacotes" foram evacuados. Segundo esse mesmo funcionário, as "peças" contidas nesses pacotes "não são necessariamente corpos inteiros".

Ao chegar a uma estrada, os restos mortais serão entregues aos legistas para sua identificação, sendo transferidos por veículo para o aeroporto de Yassuj, cerca de 500 quilômetros ao sul de Teerã.

O diretor das equipes de socorristas da província de Kohgilouyhe-Bouyer Ahmad disse à agência de notícias Ilna que "a maioria dos corpos pode ser identificada", acrescentando que "apenas um pequeno número não poderá ser".

Ainda segundo a Ilna, 33 pessoas a bordo eram de Teerã, e outras 15 da região de Yassuj.

- Caixas-pretas ainda desaparecidas -
Depois de dois dias de busca na cordilheira de Zagros, os socorristas localizaram, na terça-feira (20), a cerca de 4.000 metros de altitude, os destroços do avião ATR 72 da companhia iraniana Aseman Airlines. Mais de 100 pessoas participaram das buscas.

O avião decolou de Teerã rumo à cidade de Yassuj, com 66 pessoas a bordo - 60 passageiros e seis membros da tripulação. A aeronave desapareceu das telas dos radares durante uma tempestade de neve, quando se aproximava de seu destino. O aparelho está em serviço desde 1993.

Também não se tem conhecimento, até agora, das causas da queda do avião, ocorrida durante uma tempestade de neve. As caixas-pretas continuam desaparecidas.

O Irã enfrentou algumas catástrofes aéreas desde 2003. O último grande acidente no campo da Aviação Civil remonta a 2014, quando 39 pessoas morreram na queda de um Antonov 140.

Números da Flight Safety Foundation, uma ONG baseada nos Estados Unidos, sugerem que o Irã continua abaixo da média em termos de adoção de normas de segurança da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação