Mundo

União Europeia publica o primeiro rascunho do Tratado do Brexit

Entre outras coisas, o texto fixa as regras do período de transição que o Reino Unido deseja ter depois de sua saída, em março de 2019

Agência France-Presse
postado em 28/02/2018 10:00
O sucesso nas negociações sobre a saída do Reino Unido da UE requer o aceleramento das discussões
Bruxelas, Bélgica - A União Europeia (UE) publicou nesta quarta-feira (28/2) sua primeira versão do Tratado do Brexit, um passo nas negociações com Londres, mas que poderá reavivar os desacordos sobre o conteúdo deste texto.

O documento de 120 páginas traduz em linguagem jurídica os compromissos alcançados em dezembro sobre três questões-chave: a situação do expatriados, a fatura da ruptura do Reino Unido com a UE e o futuro da fronteira irlandesa.

[SAIBAMAIS]Também fixa as regras do jogo do período de transição que o Reino Unido deseja ter depois de sua saída, prevista para o final de março de 2019, para evitar os efeitos que pode ter uma separação brusca.

Para o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, o sucesso das negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu requer acelerar as discussões.

"Se quisermos ter êxito nesta negociação, e eu quero ter, devemos acelerá-la", indicou Barnier em coletiva de imprensa em Bruxelas, onde será apresentado o projeto de separação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação