Mundo

Saiba quais são os nomes na linha de sucessão da coroa britânica

Em primeiro lugar está o filho da rainha Elizabeth, príncipe Charles, seguido por seu primogênito William. O bebê real está em 5º lugar, à frente do seu tio, o príncipe Harry

Agência France-Presse
postado em 23/04/2018 10:20
O príncipe Charles e seu filho mais velho, príncipe William, são os primeiros na sucessão ao trono da rainha Elizabeth IILondres, Reino Unido - O terceiro filho do príncipe William da Inglaterra e de sua mulher Kate, nascido nesta segunda-feira (23/4), será o quinto na linha de sucessão ao trono, ocupado por sua bisavó Elizabeth II.

Esse nascimento afasta um pouco mais do trono o irmão de William, príncipe Harry - ambos filhos do príncipe Charles e da falecida princesa Diana -, que quando nasceu era o terceiro na ordem de sucessão, mas agora passa ao sexto lugar.
[FOTO1146914]
A última vez em que houve uma reviravolta abrupta na linha de sucessão foi em 1936, quando o rei Eduardo VIII, que queria se casar com a divorciada americana Wallis Simpson, abdicou após poucos meses a favor de seu irmão, Jorge VI, pai da atual rainha.

A lista sucessória completa é enorme. Até o rei da Espanha, Felipe VI, ocupava o 567; lugar, por sangue, em uma lista elaborada em 2011, embora não pudesse assumir a Coroa por não ser católico - os reis ingleses são chefes da Igreja da Inglaterra, nascida de uma cisão com o Vaticano.

Esses são os dez primeiros na linha de sucessão ao trono, após Elizabeth II. A lei que dava prioridade aos homens sobre as mulheres foi abolida em 2011, mas se aplica aos nascidos antes da data.

1. Príncipe Charles, príncipe de Gales (filho da rainha, nascido em 1948)

2. Príncipe William, duque de Cambridge (filho de Charles e neto da rainha, nascido em 1982)

3. Príncipe George de Cambridge (filho de William, bisneto da rainha, nascido em 2013)

4. Princesa Charlotte de Cambridge (filha de William, nascida em 2015)

5. O terceiro filho de William e Kate (nascido nesta segunda-feira)

6. Príncipe Harry de Gales (filho de Charles, neto da rainha e irmão de William, nascido em 1984)

7. Príncipe Andrew, duque de York (segundo filho da rainha, nascido em 1960)

8. Princesa Beatrice de York (filha de André, neta da rainha, nascida em 1988)

9. Princesa Eugenie de York (filha de André, neta da rainha, nascida em 1990)

10. Príncipe Edward, conde de Essex (terceiro filho da rainha, nascido em 1964)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação