Mundo

Mentor, artesão, amigo: as vítimas do atirador de Annapolis

As cinco vítimas do ataque a tiros ocorrido na quinta-feira (29/6) no jornal Capital Gazette em Annapolis, Maryland, foram descritas por seus colegas como talentosas, jornalistas informados e membros de equipe comprometidos com o trabalho

Agência France-Presse
postado em 29/06/2018 19:52
As cinco vítimas do ataque a tiros ocorrido na quinta-feira (29/6) no jornal Capital Gazette em Annapolis, Maryland, foram descritas por seus colegas como talentosas, jornalistas informados e membros de equipe comprometidos com o trabalho
As cinco vítimas do ataque a tiros ocorrido na quinta-feira (29/6) no jornal Capital Gazette em Annapolis, Maryland, foram descritas por seus colegas como talentosas, jornalistas informados e membros de equipe comprometidos com o trabalho.

Veja a seguir os perfis:


Rob Hiaasen, 59 anos

O redator e editor irônico e observador, irmão do autor de best-sellers Carl Hiaasen, surpreendeu seus colegas há alguns anos quando deixou para trás a sua amada coluna para se tornar editor-assistente no Capital Gazette.

Mas como sua esposa, Maria, disse ao jornal - seu aniversário de 58 anos caiu no dia da morte do marido - "ele adorava ajudar os jovens redatores".

Hiaasen entrou no Baltimore Sun em 1993, depois foi para o Capital Gazette em 2010, onde seus colegas de trabalho o descreveram como um mentor generoso e dedicado. "Ele amava essa redação", disse seu irmão Carl ao Washington Post. "E ele amou a ideia de ser a sua cidade natal, do antigo jornalismo".

Gerald Fischman, 61 anos

Editor de longa data da página editorial, Fischman foi um jornalista premiado e trabalhou por 26 anos no jornal. Seus colegas o viam como um homem tímido, mas brilhante, uma fonte de segredos locais e políticos, e "a consciência e voz (do jornal)", cujos editoriais podiam ser contundentes, mas "sempre precisos".

Onipresente na redação - chegando a passar noites lá, e muitas vezes se comunicando por meio de post-its encontrados nas mesas na manhã seguinte -, era visto como um pouco solitário.

Fischman surpreendeu seus colegas de trabalho quando anunciou que se casaria com uma cantora de ópera da Mongólia. Perguntado como eles se conheceram, respondeu com uma expressão séria: "Digitei ;cantora de ópera da Mongólia; em um site de namoros". Ele nunca se estendeu.


John McNamara, 56 anos

Redator de esportes, era conhecido por sua versatilidade inestimável em uma redação de cidade pequena. "Ele podia escrever. Podia editar. Podia projetar as páginas. Era um só homem com todos os ofícios, e uma pessoa fantástica", disse ao jornal o antigo editor de esportes do Capital Gazette Gerry Jackson.

McNamara escreveu dois livros sobre esportes na Universidade de Maryland e estava trabalhando em outro sobre grandes jogadores de basquete de Washington. Escrever sobre esportes, disse, era o seu emprego dos sonhos.

Fã de cinema, escreveu recentemente no Facebook sobre dois filmes biográficos que viu, um sobre o apresentador de TV infantil Mr. Rogers e outro sobre a juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg: "nestes tempos conturbados, quando as forças das trevas parecem ter vencido, é bom ser lembrado que ainda há justiça e bondade no mundo".

Wendi Winters, 65 anos

Redatora prolífica que começou a carreira em Moda e Relações Públicas em Nova York, durante anos Winters trabalhou por meio período no Capital Gazette cobrindo eventos comunitários, antes de ser contratada em tempo integral em 2013 e se tornar editora em 2016.

Suas colunas apresentavam jovens locais, destacavam atrações da área pouco conhecidas e cobriam a cena artística da região. Descrevendo-se como uma "orgulhosa mãe da Marinha", frequentemente cobria ângulos militares em Annapolis, lar da Academia Naval dos Estados Unidos.

"Todos na cidade conheciam Wendi Winters", declarou o prefeito de Annapolis, Gavin Buckley, ao Washington Post.

"Ela estava em todos os eventos."

Rebecca Smith, 34 anos

Assistente de vendas do Capital Gazette, Smith havia sido contratada recentemente. Trabalhava anteriormente para uma organização de saúde.

"Ela era absolutamente uma pessoa maravilhosa", disse uma amiga, Kelli Peleska, ao jornal. "O maior coração e uma grande perda para este mundo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação