Mundo

Universidade concede diploma e título de médica a brasileira fuzilada

A pernambucana Raynéia Gabrielle Lima, 30 anos, foi fuzilada por supostos paramilitares na madrugada de segunda-feira, na capital da Nicarágua

Rodrigo Craveiro
postado em 26/07/2018 22:35
Diploma póstumo concedido a brasileira Raynéia Gabrielle Lima, morta na Nicarágua
"Eu colocarei esse diploma em um quadro. Ele será o meu bem mais precioso." Foi dessa maneira que a funcionária pública aposentada Maria José da Costa, 55 anos, reagiu ao ser informada pelo Correio que a Universidade Americana (UAM), em Manágua, expediu, na tarde desta quinta-feira, o título de doutora em medicina e cirurgia à sua filha única, Raynéia Gabrielle Lima, 30 anos. A pernambucana foi fuzilada por supostos paramilitares na madrugada de segunda-feira, na capital da Nicarágua, país imerso há 100 dias em uma repressão que deixou 448 mortos.
Missa em homenagem à estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima, morta na Nicarágua
Maria José afirmou que recebe a homenagem com "imensa alegria". "Faltavam poucos meses para a minha filha concluir o curso. Inclusive, ela chegou a me comunicar que, quando terminasse a residência, talvez nem recebesse o diploma, por causa da situação no país. Ela tinha medo de terminar e não receber o diploma. Quando eu recebê-lo, vou mandar botar em um quadro bonito. Se eu pudesse, eu o colocaria em um quadro com fios de ouro. Eu o guardarei com tanta felicidade e tanta alegria", disse a mãe, chorando bastante. "Tudo o que minha filha sonhava era conseguir esse curso. Isso me deixa muito emocionada. Tenho a agradecer ao reitor da faculdade. É como se fosse um tesouro, que não vai ter preço."

[SAIBAMAIS]Ernesto Medina, reitor da UAM, confirmou à reportagem a informação sobre a emissão do diploma. "Houve um ato para render homenagens a Raynéia, durante a qual entregamos o documento a uma representante da Embaixada do Brasil", contou. "Para os pais dela, será um testemunho de que sua filha cumpriu com os requisitos acadêmicos e humanos para ser uma grande doutora. A homenagem foi feita pensando nela e em seus companheiros, que sempre a verão como parte de sua geração de médicos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação