Mundo

Cerca de 61% dos eleitores espanhóis já compareceram às urnas

Esse número é quase 10 pontos percentuais a mais do que em 2016. Muito desse crescimento se deu por causa do fortalecimento da direita

Vicente Nunes - Enviado Especial
postado em 28/04/2019 13:42
foto de uma zona eleitoral da Espanha
Madri ; As eleições gerais da Espanha estão transcorrendo com tranquilidade neste domingo. Até às 18h, quase 61% dos eleitores haviam comparecido às urnas ; 10 pontos percentuais a mais do que em 2016. Muito desse crescimento se deu por causa do fortalecimento da direita, que está dividida em três partidos: PP, Ciudadanos e Vox, sendo esse último extremamente radical.
A expectativa é de vitória de atual presidente Pedro Sánchez, do Psoe. Mas dificilmente ele conseguirá a maioria necessária para governar. As eleições estão muito pulverizadas e radicalizadas. Sánchez acredita que, se conseguir sagrar-se campeão nas urnas, contará com o apoio de Pablo Iglesias, da Unidas Podemos, legenda que representa a esquerda mais tradicional.
Em um dos colégios eleitorais de Chamberí, bairro de classe média alta de Madri, os eleitores votaram tranquilamente, sem enfrentar filas. Somente a presença de policiais na porta do colégio Maria Inmaculada indicava sinais das eleições. Em duas das principais vias da capital espanhola, José Abascal e Gran Via, nenhum sinal da acirrada disputa nas urnas.
Os cinco principais candidatos, Pedro Sánchez, Pablo Casado (PPS), Albert Rivera (Ciudadanos), Pablo Iglesias e Santiago Abascal votaram pela manhã. Todos estão acompanhando com assessores o andamento das votações. A partir das 20h já se poderá ter um quadro mais claro dos resultados das eleições.
O dia ensolarado, depois de uma semana de frio e chuva, levou os espanhóis às ruas. As eleições dominaram as conversas nas mesas de restaurantes e nas filas de supermercados. Os eleitores estão muito descrentes. Além do fraco desempenho da economia, a Espanha vê uma piora brutal no sistema de educação. É o país da Zona do Euro com mais jovens fora da escola.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação