Mundo

Wikipedia é bloqueada na China em todos os idiomas

O Partido Comunista reforça o controle da internet como o 30º aniversário da repressão sangrenta de manifestações em favor da democracia na Praça da Paz Celestial

Agência France-Presse
postado em 15/05/2019 15:32
O Partido Comunista reforça o controle da internet como o 30º aniversário da repressão sangrenta de manifestações em favor da democracia na Praça da Paz CelestialA enciclopédia digital Wikipedia, que já estava bloqueada em mandarim, está agora inacessível na China continental em todas os idiomas, com a aproximação de datas sensíveis como o 30; aniversário da repressão da Praça da Paz Celestial.

Nesta quarta-feira, as versões em francês, inglês e alemão não podiam ser consultadas em Pequim, constatou a AFP.

Assim, a Wikipedia junta-se ao Google, a várias redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube) e numerosos veículos estrangeiros bloqueados pela "grande muralha informática" levantada pelos censores do regime.

De acordo com a associação especializada em detecção de censura do Open Observatory of Network Interference (OONI, Observatório Aberto de Interferências na Rede), a China começou em abril a impedir o acesso à Wikipédia em diferentes idiomas.

Antes, podia ser consultada na maioria das edições, exceto em mandarim, desde 2015, de acordo com o OONI.

"O que realmente conta é o conteúdo em chinês", disse um co-fundador do site Greatfire.org, que acompanha a censura chinesa na internet.

"Impedir o acesso à Wikipédia em todos os idiomas é simbólico", estimou, vendo nesta decisão uma prova de que "as autoridades têm medo da verdade".

O Partido Comunista reforça o controle da internet como o 30; aniversário da repressão sangrenta de manifestações em favor da democracia na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação