Mundo

Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo coronavírus

COVID-19 infectou mais de 110 mil pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 13:44
Pessoa com máscara por causa do coronavírusA Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11/3), em Genebra, que o novo coronavírus é uma pandemia. O Covid-19 infectou mais de 110 mil pessoas desde o fim de dezembro de 2019 e matou mais de 4 mil pacientes nos cinco continentes.

"Consideramos que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
De acordo com a descrição da OMS, uma pandemia é caracterizada quando a doença está se espalhando entre seres humanos em uma série de países. Ela acontece quando surgem surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.

Até o início da tarde desta quarta-feira, o Brasil tinha 35 casos suspeitos de coronavírus, sendo dois no DF. Os outros estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. O primeiro caso no país foi confirmado em 26 de fevereiro, em São Paulo. Até agora, o Brasil não tem mortes pela doença.

Os dois pacientes do coronavírus no DF são um casal que mora no Lago Sul e esteve em viagem pela Itália e pela Suíça, onde provavelmente contraíram a doença. A mulher está internada no HRAN em estado grave e o homem está em isolamento residencial, sem apresentar sintomas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação