Bruna Oliveira*
postado em 20/09/2019 10:21
Como tudo o que é bom dura pouco, a temporada de praia na capital chegou ao fim. Pelo quinto ano consecutivo, um complexo de lazer inspirado nas melhores orlas do mundo agitou o inverno brasiliense. À beira do Lago Paranoá, o Na Praia 2019 contagiou Brasília durante 73 dias com muita alegria, areia e música boa.
Seguindo o tema ;Memórias e Sensações;, o evento trouxe o México ao cerrado para comemorar mais uma edição de um sonho audacioso. ;Este ano, o Na Praia contou com mais de 160 atrações - 86 nacionais e 78 do DF - que agitaram o complexo durante 11 fins de semana, com variados ritmos e estilos;, explica Fernanda Sales, gerente de projeto do Na Praia.
Do sertanejo ao rock, passando pelo funk, MPB, pagode e forró, ninguém fica de fora quando o assunto é estilo musical do Na Praia. Em 2019, 135 artistas subiram aos palcos, entre eles Marília Mendonça, Alceu Valença, Anitta, Alok, Zeca Pagodinho, Capital Inicial e Raça Negra.;Foram mais de 300 mil pessoas, de todas as idades e gerações, passando pelo complexo, além dos 16 mil turistas que puderam conferir a estrutura;, complementa Fernanda.
Como se não houvesse formas de melhorar a festa, o Na Praia também reproduziu o cenário de um dos personagens mais queridos do México. A Vila do Chaves encantou a criançada e despertou um sentimento de nostalgia nos mais velhos, tornando-se um dos espaços de maior movimento do complexo. ;Foi uma verdadeira viagem no tempo para os pais que se divertiram na infância com os personagens. Aconteceu uma troca de experiências entre diferentes gerações;, afirma Fernanda.
Os pequeninos também puderam participar de atividades esportivas, artísticas e educativas no parque temático infantil. A fotógrafa Nina Quintana, 32 anos, levou a filha Catarina, 4, e elas aproveitaram as atrações do complexo. ;A estrutura temática do Na Praia ficou muito legal, tanto para os adultos quanto para as crianças;, apontou Nina, que ainda elogiou o atendimento no parque. ;Sempre que precisei de ajuda dentro do complexo, fui bem atendida. Recebi orientações precisas, o que facilitou bastante passear dentro daquela estrutura enorme;, afirmou.
Os visitantes puderam desfrutar ainda de um parque aquático instalado no Lago Paranoá com caiaque, pedalinho, windsurf, bicicleta aquática, SUP, wakeboard, wakesurf, mergulho e brinquedos infláveis, além das diversas atividades esportivas terrestres. ;O objetivo era entregar ao público a opção de aproveitar a praia às margens do Lago Paranoá com atrações dispostas em um parque aquático, em conjunto com atividades físicas promovidas pela Bodytech tanto para os adultos quanto para as crianças;, explica Fernanda Sales. O parque também disponibilizou modalidades de praia, como futevôlei, beach tennis, frescobol, vôlei de praia e aulas coletivas para todas as idades desfrutarem juntas em esquema de resort.
Um mar de opções, essa era a visão que o público tinha ao entrar no complexo gastronômico montado no Na Praia. O visitante podia escolher entre 30 possibilidades, desde comidas regionais, italianas e frutos do mar até hambúrguer, açaí, bolos e doces. Para a empresária Fernanda Barros Rocha, proprietária da Chez L;ami Creperia, a participação nesta edição do Na Praia foi muito positiva: ;Ter a oportunidade de vivenciar uma rotina completamente diferente de um restaurante foi muito prazeroso. O retorno do cliente e o reconhecimento da marca para o empresário são pontos muito importantes;.
Sustentabilidade
Dono do título de maior evento com ;Lixo Zero; do mundo, certificado pela Zero Waste Alliance, o Na Praia utiliza todos os itens descartados no complexo para reciclagem e reuso. Os resíduos gerados, desde a montagem até a desmontagem do evento, foram reaproveitados. Este ano, mais de 96,5% dos resíduos já serão desviados de aterros.
Nesta edição, o projeto trabalhou um plano de sustentabilidade composto por ações estruturadas conforme os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. ;O evento é uma plataforma de melhoria da sociedade para Brasília. Nossas iniciativas existem para deixar uma mensagem positiva para as pessoas e ajudar a melhorar a nossa cidade;, destaca Francisco Nilson, coordenador de sustentabilidade do Na Praia.
A área onde foi montada a estrutura do Na Praia será entregue totalmente limpa no mês que vem. A areia usada no cenário será doada para parques públicos da cidade. Para outubro, está prevista a plantação de mudas de árvores nativas do Cerrado em uma área de 100 mil m2 do Reservatório do Rio Descoberto (DF).
Construindo um mundo melhor
Quem acha que o Na Praia é apenas lazer e entretenimento, está completamente enganado. O evento promoveu o projeto ;Minas na Praia;, com o objetivo de garantir uma experiência segura e confortável para as mulheres. Nesse sentido, abrimos espaço para encontros de redes de mulheres, incluindo jovens empreendedoras e executivas de RH.
O Na Praia também investiu no combate à pobreza, às desigualdades e em prol da igualdade de gêneros. O evento criou 35 mil postos diretos de emprego, incluindo contratações de idosos, pessoas com deficiência e transgêneros. O jovem Antonio Nazion Júnior, 22 anos, conseguiu uma oportunidade de trabalho temporário no evento. ;Essa chance veio em boa hora, já que eu estava desempregado. Vou usar o dinheiro para pagar um curso supletivo;, comemora.
O Na Praia também integrou ações sociais em seu planejamento, sustentando o título de maior evento arrecadador de alimentos do Mesa Brasil Nacional. Este ano, foram 160 toneladas de alimentos arrecadados, o equivalente a 800 mil refeições complementadas por meio de doações das entradas solidárias.
O festival apresentou propostas de acessibilidade às pessoas com deficiência com adaptações para cadeirantes, piso easyfloor sobre partes com areia, rampas de acesso, corrimãos e balcões rebaixados em todos os bares e restaurantes. A festa ofereceu ainda banheiros acessíveis, estacionamento reservado, área e entrada exclusiva, interpretação de Libras em 31 shows, braile e atendimento especial.
Segundo Fernanda Sales, a 5; edição do festival contribuiu para desmistificar de vez a visão de que Brasília é apenas uma cidade política. ;Mostramos um lado diferente da capital federal para o Brasil. Nesta edição, ampliamos o Na Praia Social, empregamos mais pessoas, arrecadamos 25% a mais de alimentos, abrimos espaço para encontros durante a semana, contamos com transmissão de shows ao vivo no canal Multishow e ainda tivemos as gravações de dois DVDs;, destaca.
A gerente de projetos do Na Praia ressalta ainda que o principal ganho para a cidade foi colocar em pauta a ocupação do espaço público no Distrito Federal. ;O nosso projeto evidencia os problemas enfrentados pelo movimento cultural do DF e as nossas vitórias abrem caminho para pequenos, médios e grandes produtores;, afirma. Para a temporada Na Praia 2020, a organização do festival escolheu o tema Havaí.
Adiós, México, Aloha, Hawaii!
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*Com a colaboração de Amanda Oliveira e Giovanna Hilário