Politica

Primeira-dama dos Estados Unidos esbanja simpatia e bom humor

No encontro que teve com 75 jovens brasileiros, Michelle Obama estava à vontade. Em discurso de 35 minutos, lembrou-se da infância pobre e passou otimismo para que eles continuem perseguindo seus sonhos

Renata Tranches
postado em 20/03/2011 08:33
As primeiras palavras de Michelle Obama, 47 anos, no Brasil foram simples, diretas e em português. Com um animado ;bom dia;, ela começou um discurso dirigido a 75 jovens brasileiros, entre 14 e 20 anos, no restaurante Oca da Tribo, localizado no Setor de Clubes Sul. Simpática e bem humorada, a primeira-dama dos Estados Unidos improvisou, brincou e posou para fotos. Durante os 35 minutos de seu único compromisso oficial em Brasília, dispensou o papel da diplomacia da visita de seu marido, Barack Obama, e afirmou que ;o futuro das duas nações depende muito mais do que relações entre presidentes e primeiros-ministros, depende das relações entre nosso povo e, especialmente, entre os jovens;.

Com um ritmo empolgante, que muitas vezes lembrava a forma marcante de se expressar do presidente americano, Michelle falou da importância da educação e aconselhou os mais jovens. ;Aprendi há muito tempo que não importa quem você é ou de onde seja, desde que esteja disposto a sonhar alto e a trabalhar duro para alcançá-los (os sonhos) e correr riscos. Tudo é possível. Nós precisamos de pessoas jovens, inteligentes e energéticas, para consertar os problemas do mundo e vocês estão prontos;, disse.

Em sua visita ao Brasil, Michelle resolveu encontrar os brasileiros que participaram do programa do governo americano Jovens Embaixadores, que leva estudantes de escolas públicas para um intercâmbio nos Estados Unidos. ;Eles vieram para a minha vizinhança e eu prometi que viria para a vizinhança de vocês. Agora estou aqui, não? Essa é uma visita especial para mim, estava sentada onde vocês estavam porque eu fui jovem também, há muito, muito tempo atrás;, brincou a americana. A primeira-dama estava na companhia das filhas, Malia, 12 anos, e Sasha,9, da mãe, Marian Robinson, da madrinha das meninas, Kate Wilson, e de Tânia Cooper Patriota, mulher do chanceler brasileiro Antônio Patriota.

Depoimento

Antes de seu discurso, Michelle ouviu o depoimento da estudante mineira Raquel Helen Santos da Silva, 20 anos, que participou do projeto em 2008 e declarou que, desde sua experiência, já teria aprendido a falar a palavra borboleta em 20 línguas diferentes. ;Aprendam novas línguas e não seja como eu. Eu não sei falar borboleta em idiomas diferentes, só em um. Então, Malia e Sasha, vocês também precisam aprender a falar borboleta em pelo menos 20 línguas;, brincou com as filhas. ;Experimentem o que o mundo tem para oferecer;, declarou a primeira-dama.

Quando falou sobre seu próprio caminho e a superação da infância pobre, não deixou o marido de fora. ;Como muitos de vocês, quando eu estava crescendo, minha família não era rica, meus pais são as pessoas mais inteligentes que conheço, mas não terminaram a faculdade. Não havia nada na minha vida que me garantia que um dia eu seria a primeira-dama dos Estados Unidos ou que estaria aqui falando com vocês. E a história de vida do presidente Obama é parecida com a de muitos vocês e a minha. Ele não tinha muito dinheiro, não era o melhor aluno. É inteligente agora, mas demorou um tempo para chegar lá;, disse Michelle, arrancando risos da plateia.

Cansaço
As filhas assistiram às apresentações aparentemente entediadas e visivelmente cansadas pela viagem. Michelle brincou que as meninas raramente viajam com os pais porque ;precisam ir à escola; e que, como agora elas estão em recesso escolar, ;tiveram o privilégio de poder visitar o Brasil;. Com palmas, as duas acompanharam a apresentação de capoeira. Malia, por um momento, chegou a se assustar com um dos golpes e, assim como a irmã, esboçou poucos sorrisos durante as apresentações.

O amazonense Ícaro Nepomuceno, 19 anos, pertence ao grupo de 34 brasileiros que foi recebido por Michelle na Casa Branca, em Washington, em janeiro de 2010. ;A presença dela nos traz motivação para mudar alguma coisa no Brasil;, afirmou o estudante do 3; período de jornalismo do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni).


Três looks diferentes

; Ícone de estilo, a primeira-dama Michelle Obama escolheu um clássico tailleur em tons de nude para a cerimônia no Palácio do Planalto e no Itamaraty, pela manhã. Sem o blazer, o vestido de ombro único, comum no guarda-roupa de Michelle, tornou-se uma opção moderna para o encontro com jovens na Oca da Tribo. Nos pés, um scarpin de salto médio ouro-vermelho. Max pulseiras pretas e douradas e brincos de ônix ajudaram a quebrar a sobriedade do figurino formal. O coque com efeito molhado foi uma solução rápida para o pouco tempo que Michelle passou no hotel: menos de 1h30. Ao desembarcar no Brasil, a primeira-dama usava um vestido vermelho de alças largas e com estampa étnica. No último compromisso oficial, realizado no Palácio da Alvorada, Michelle trajava um vestido bege claro bordado em pérolas. Uma sandália baixa dourada completava o look. Com a mesma roupa, a primeira-dama seguiu com a comitiva para o Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação