Politica

Presidente Dilma cancela viagem de equipe que prepararia sua visita aos EUA

Segundo uma porta-voz da presidência, Dilma espera explicações sobre denúncias de espionagem americana ao Brasil

Agência France-Presse
postado em 05/09/2013 11:10
A presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que uma comitiva de assessores deveria fazer neste sábado aos Estados Unidos para preparar sua visita de Estado a Washington no dia 23 de outubro, enquanto espera explicações sobre denúncias de espionagem americana ao Brasil, informou nesta quinta-feira (5/9) uma porta-voz da Presidência. "Sim, a viagem foi cancelada", disse à AFP a porta-voz, que não informou os motivos do cancelamento nem se a viagem de agentes de segurança e diplomatas será reagendada.

Vladimir Putin recebe Dilma antes da primeira sessão de trabalho da Cúpula do G20, no Palácio de Constantino, em Strelna, perto de São Petersburgo

Dilma "quer uma retratação do governo dos Estados Unidos" após as denúncias de que suas comunicações pela internet foram espionadas, acrescentou a porta-voz. A presidente está em São Petersburgo para uma cúpula do G20. Consultada sobre se Dilma se reunirá à margem da cúpula com o presidente americano, Barack Obama, a porta-voz indicou que "ainda não há nada previsto, mas ainda tem (tempo) até amanhã", sexta-feira, dia em que a reunião termina.


[SAIBAMAIS]A primeira visita de Estado de Dilma a Washington, no dia 23 de outubro, está planejada há meses, e é a primeira oferecida por Obama a um presidente estrangeiro neste ano. O governo brasileiro classificou na segunda-feira de "inadmissível e inaceitável" a espionagem dos Estados Unidos a Dilma e seus assessores, denunciada no domingo pela Rede Globo, e pediu explicações rápidas e por escrito. A Agência Nacional de Inteligência (NSA, em inglês) também interceptou comunicações do presidente mexicano Enrique Peña Nieto quando ele era candidato presidencial em 2012, segundo a TV Globo.

Em junho, o jornal O Globo informou que o Brasil formou parte de uma rede de 16 bases de espionagem operadas pelos serviços de inteligência americanos, que teriam interceptado milhares de chamadas telefônicas e e-mails de cidadãos. As denúncias se baseiam em documentos da NSA cedidos pelo jornalista americano Gleen Greenwald, a quem o ex-consultor da NSA Edward Snowden, asilado na Rússia e acusado nos Estados Unidos de espionagem, vazou o material.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação