Politica

Eduardo Cunha vai presidir a Câmara e Renan Calheiros vence no Senado

postado em 01/02/2015 10:10

Neste domingo (1/2), deputados e senadores iniciaram a nova legislatura. Os trabalhos começaram com a posse dos 513 deputados, às 10h - 198 tomaram posse pela primeira vez. No Senado, Renan Calheiros foi reeleito presidente. .

Veja como foi a cobertura:

21h00 -
Fim da sessão.

20h56 - Os deputados também encerraram a votação para os outros cargos na Mesa Diretora. Waldir Maranhão (PP-MA) será o 1; vice-presidente e Giacobo (PR-PR), o 2; vice. Beto Mansur (PRB-SP) será o 1; secretário, Felipe Bornier (PSD-RJ), o 2;, Mara Gabrili (PSDB-SP), a 3; secretária e Alex Canziani (PTB-PR), o 4;. O PT ficou sem cargos na Mesa.

20h48 - Foguetório do lado de fora da Câmara comemorou a eleição de Cunha. Os fogos duraram quase cinco minutos.

Deputados contam os votos e comemoram a vitória de Eduardo Cunha

[VIDEO4]

20h35 - Governo sai derrotado da eleição da presidência da Câmara e não consegue eleger Arlindo Chinaglia (PT-SP). Júlio Delgado (PSB-MG) recebeu 100 votos e Chinaglia, 136. Dois votos foram em branco.

20h32 - Termina a votação do primeiro turno da eleição para o presidente da Câmara dos Deputados. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é eleito presidente da Casa.

Confira depoimento do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), candidato à presidência da Câmara dos Deputados

[VIDEO2]

19h57 - Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual líder do governo na Câmara e candidato à presidência da Casa, e Henrique Fontana (PT-RS) estão parados estratagicamente próximos às urnas de votação enquanto conversam com colegas. Até o momento, 329 deputados já votaram. A perspectiva dos parlamentares é que a votação leve três horas, já contando um eventual segundo turno.

19h24 - Um líder partidário que não quis se identificar diz que a eleição na Câmara "vai ter muito `voto Sarney;: o cara tá com o bottom de um, mas vota em outro na urna". A referência é ao ex-senador José Sarney, que apoiou Dilma Rousseff (PT) publicamente, mas votou em Aécio Neve (PSDB) no 2; turno das eleições de 2014.

Candidato à presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSDB-MG) diz estar confiante no segundo turno. Ouça depoimento

[VIDEO3]

19h20 - O plenário da Câmara está lotado. Os deputados fazem fila para acessar as 14 cabines de votação dispostas ao fundo da sala.

19h18 - Contando com o apoio de um bloco de 106 parlamentares, Júlio Delgado encerrou o discurso com um verso do escritor mineiro Guimarães Rosa. "Encerro com as palavras do poeta. ;O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e afrouxa. Sossega e depois desenquieta. O que ela quer da gente é coragem;". O socialista recebeu os aplausos de alguns colegas deputados.

19h14 - Começa a votação na Câmara para a eleição do presidente da casa. Miro Teixeira (PROS-RJ), conduz a sessão e dá as instruções para a votação. Julio Delgado, do PSB mineiro, foi o último a discursar e citou o político baiano Ruy Barbosa, da República Velha, para dizer aos colegas que eles não devem ter vergonha de exercer a vida pública. "Há 15 anos eu cheguei a essa casa. E eu troquei a minha opção profissional. Deixei de advogar. Hoje eu sou só político. E ela não é desabonadora. Eu fiz uma opção pela vida pública, vivo de salário, que viajo de avião de carreira, sofro com a alta da inflação, como um cidadão comum. Nós precisamos rever esse conceito de que a atividade parlamentar é algo espúrio. Não é"

18h50 - Júlio Delgado (PSB-MG) faz discurso para defender a candidatura à presidência da Câmara. Antes, Cunha partiu para o ataque contra a gestão de Chinaglia citando a disputa entre ele e o hoje ministro Aldo Rebelo, do PCdoB. "Naquele momento, o Aldo Rebelo, na tribuna, dizia que nós não podemos concentrar o poder do Executivo e do Legislativo num mesmo partido. E infelizmente nós não o ouvimos naquele momento. Hoje nós soubemos qual foi a consequência, que é a submissão", diz ele, atacando a primeira gestão de Arlindo Chinaglia, entre 2007 e 2009. Cunha disse ainda que quer "resgatar o orgulho do Parlamento".

18h43- Cunha começa o discurso falando sobre as viagens que fez, "do Pará ao Rio Grande do Sul", para ouvir a população e lideranças. E fala sobre a importância de rediscutir o pacto federativo, entre a União e os estados e municípios. "A única coisa é a busca da altivez do parlamento e da independência", frisou.

18h41 - Eduardo Cunha começou a receber aplausos antes mesmo de começar a falar. O deputado começou há pouco o discurso como candito à presidência da Câmara. O plenário está cheio e conta com 507 deputados.

18h31 - "E eu protesto porque a crise hídrica chegou até aqui. Não me ofereceram um copo d;água" brincou Chico Alencar, ao fim do discurso. O proximo a falar é Arlindo Chinalgia (PT-SP). No Senado, os senadores decidiram deixar a decisão sobre os outros cargos da Mesa Diretora para segunda (2/01), às 10h. A sugestão foi do senador Walter Pinheiro (PT-BA).

18h29 - Em discurso, Chico Alencar diz que gastou "exatos R$ 150" em sua campanha para a Presidência, e que não tem condições de prometer cargos no governo e nem pagamento de dívidas de campanha de quem quer que seja. "Isso não condiz com o que estamos decidindo aqui hoje". Chico cita o escândalo da Operação Lava Jato e diz que seria terrível ver futuros integrantes da Mesa a ser eleita hoje envolvidas nas investigações. "A maior independencia que deve ser buscada é em relação àquela que vertebra o sistema político nacional. Que é a dependêwncia das grandes corporações. O financiamento dos partidos e das campanhas por grandes grupos, que não são grupos de interesse público. Todo mundo sabe aqui que é preciso pra ganhar as eleições, muito dinheiro. Dinheiro que significa dependência do poder econômico", diz.

18h17- "Serei presidente de todos os senadores", diz Renan Calheiros (PMDB-AL) ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), acrescentando que a disputa ficou no passado. O peemedebista diz que batalhará para que o Senado tenha autonomia para tomar decisões, em referência às pressões do Palácio do Planalto. Renan diz que amanhã se reunirá com o novo presidente do Câmara para "afinar" os trabalhos.

18h10 - Na Câmara, começa a sessão para eleger o presidente e o resto da Mesa. Cada um dos quatro candidatos à presidência tem direito a discurso de 10 minutos. Chico Alencar (PSOL-RJ) é o primeiro a falar e começa com uma homenagem ao secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna Paiva. Depois falam Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).

18h06 - Renan Calheiros (PMDB-AL) é reeleito presidente do Senado. Esta é a quarta vez que o senador assume o cargo. Ele foi reeleito com 49 votos, contra 31 para Luiz Henrique (PMDB-SC). Houve um voto nulo. Renan e Luiz Henrique recebem os cumprimentos dos colegas.

18h01 - O deputado Weilton Prado (PT-MG) faz campanha pela suplência da Mesa da Câmara: em caso de ausência de todos os parlamentares da Mesa, o suplente mais votado assume a presidência. Prado distribuiu cartazes pelas bancadas do plenário. A eleição na Casa já começou. No Senado, começa a apuração dos votos. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) lêm cada voto recebido pelos candidatos e o plenário acompanha em silêncio.

[object Window]

17h53 - Até agora, 42 deputados ainda não registraram presença no plenário da Câmara, entre eles Tiririca (PR-SP), Paulo Maluf (PP-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). No Senado, a votação foi encerrada e a apuração dos votos começa em alguns minutos.

17h40 - Na Câmara, uma nova versão da lista de candidatos à Mesa Diretora mostra que o deputado Átila Lins (PSD-AM) retirou a candidatura à segunda secretaria. No lugar dele, concorre Felipe Bornier (PSD-RJ).

17h34 - Os senadores continuam votando para escolher o presidente da Casa, que tem mandato de dois anos. Entre as atribuições do presidente, está a de definir os projetos que serão votados durante as sessões.

17h24 - Renan finalizou o discurso pedindo votos aos colegas. Ele diz que o Senado será parceiro da população. O senador foi aplaudido aofinal do discruso. A votação no Senado já começou. Presidindo a sessão, o senador Jorge Viana (PT-AC) brinca que começará a votação rapidinho para atender a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que está "ansiosa". Ela se casa hoje (1/02), às 19h30, em Brasília. A peemedebista está licenciada da pasta para votar em Renan.Contrariando a ordem de votação, que é por ordem alfabética dos estados, Kátia Abreu (PMDB-TO) foi a primeira a votar.

17h10 - No discurso, Renan se posiciona contra a proposta da presidente Dilma Rousseff de fazer um plebiscito para a reforma política. Ele diz que cabe aos parlamentares votar os termos dessa reforma. Oficialmente, Renan é apoiado pelo PT, mas integrantes do partido admitem que haverá dissidentes. A votação ocorre logo mais, por voto secreto.

17h06 - Caso reeleito, será a quarta vez que Renan assume a Presidência da Casa. Na segunda, em 2007, ele precisou renunciar depois de ser acusado de usar notas frias para comprovar rendimentos que bancariam as despesas da amante.

17h03 - Renan cita ainda que fez economia à frente do Senado. Segundo ele, o Senado deixou de gastar mais de R$ 500 milhões em dois anos. Ele destaca que cortou o número de servidores comissionados na Casa.

17h - Durante o discurso, Renan Calheiros (PMDB-AL) faz um balanço de seus dois anos de gestão. Diz que avançou na votação do orçamento impositivo. O peemedebista diz que, "quando as ruas sacudiram o país, foi o Senado que deu a resposta". Sobre a agenda positiva montada na época, ele afirma que foram votadas mais de 40 propostas. A maioria, porém, continua parada aguardando o fim da tramitação no Senado ou na Câmara.

16h57 - Na Câmara, os deputados registram as candidaturas. Cada candidato à presidência da Casa terá 10 minutos para fazer o discurso. No Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) faz o discurso como candidato à presidência. "Tive a cautela de, como presidente, não precipitar movimentos. Não seria respeitoso com os novos senadores fazer isso sem tê-los aqui", disse Renan, ao jusitifcar o lançamento de sua candidatura no último momento, na sexta (30/01)

16h50 - "O povo nos convocou para fazer mudanças. Ou mudamos ou seremos mudados", diz o senador Luiz Henrique, citando Ulysses Guimarães. Luiz Henrique dá destaque em seu discurso à palavra mudança. Ele fala sobre demandas da população, citando reformas tributária e política. Também candidato à presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) escuta o discurso do aversário sentado ao lado do ex-presidente e senador Fernando Collor.

16h40 - O senador Luiz Henrique começa a defender sua candidatura: "Não se deve aprisionar o sentimento de mudança. Isso vem das ruas. Sinto o dever de fazer dessa instituição a grande protagonista das demandas reivindicadas pela população". "Percebo que as senadoras e senadores querem que as tarefas legislativas, as relatorias, sejam compartilhadas democraticamente", diz Luiz Henrique. O plenário está em silêncio para ouvi-lo.

16h33 - Após a reunião de líderes na Câmara, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que foi rejeitado o pedido para que as eleições seguissem as orientações das eleições gerais e, dessa forma, ficasse proibido o uso de celulares nas cabines de votação. O presidente da Casa em exercício Miro Teixeira disse que impor essa regra seria constrangedor aos deputados. Mas, segundo Valente, o presidente disse que caso algum parlamentar seja flagrado tirando foto (Pros-RJ) do voto, o caso pode ser encaminhado ao Conselho de Ética.

16h30 - Na reunião de líderes da Câmara, ficou definido que o bloco do PMDB ficará com cinco cargos, o do PT com três e do PSB, do candidato Julio Delgado (PSB-MG), com dois. Os nomes da disputa serão anunciados depois.

16h26 - O líder do PMDB, Eunicio Oliveira (CE), inscreve a candidatura de Renan Calheiros à reeleição. O peemedebista ressalta que Renan é o candidato oficial do PMDB.

16h23 - A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) requer a inscrição do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) como candidato à Presidência da Casa. Ela fala sobre mudanças no regimento da Casa para "democratizar" o trabalho dos senadores. Uma das promessas de Luiz Henrique é designar a relatoria de projetos por sorteio. Hoje é o presidente quem escolhe os relatores de projetos.

16h20 - Como concorrente ; reeleição, Renan Calheiros passa a condução da reunião para escolher o presidente do Senado ao atual vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC).

16h14 - A cerimônia de posse é encerrada e a eleição para a Presidência do Senado ocorre a partir de agora.

16h13 -
"Trata-se de uma imensa honra que os eleitores de seus estados concedeu aos senhores. (...)", diz o presidente Renan Calheiros no discurso de boas-vindas aos 27 senadores. O peemedebista quer o apoio dos novatos na tentativa de se manter como presidente.

16h12 - Ministro do Turismo, Vinicius Lages, está presente na posse dos senadores.

16h08 - Na reunião de líderes na Câmara dos Deputados, blocos partidários definiram com quais cargos da Mesa Diretora ficarão. O PMDB escolheu cinco cargos: 1; vice-presidência, 1; secretário, 4; secretário e dois suplentes.

16h06 - Dos 27 senadores empossados hoje, cinco foram reeleitos, entre eles, o senador Fernando Collor (PTB-Al).

16h05 - Renan Calheiros convoca os senadores para cantarem o Hino Nacional Brasileiro executado pelo coral do Senado.



16h03 - O deputado Julio Delgado (PSB-MG) fez uma petição para determinar que deputados não entrem com câmeras ou celulares dentro das cabines de votação. O pedido foi indeferido.

16h01 - Cada senador é chamado para fazer o juramento.

15h55 - Com atraso de praticamente uma hora, o presidente do Senado, Renan Calheiros, candidato à reeleição no posto, iniciou a cerimônia de posse de 27 senadores. Em seguida, a Casa escolherá o presidente que comandará os colegas em 2015 e 2016.



15h40 - Marcada para 15h, a posse dos senadores ainda não começou. O plenário já está cheio. Parentes acompanham a solenidade nas galerias. Hoje, tomam posse 27 senadores, já que houve eleições para apenas um terço da composição do Senado (81).

15h38 - A ministra Kátia Abreu, que está com o casamento marcado para hoje, compareceu ao Senado e recebeu o cumprimento dos colegas.


15h29 - Ronaldo Caiado (DEM-GO) é escolhido líder da bancada no Senado.

15h22 - "Estamos confiantes na candidatura de Luiz Henrique, pelo clima, pela euforia, pela vinda dos parlamentares e senadores nessas últimas horas. Existe uma reação popular para que haja uma mudança no comando do Senado", disse o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). "Cadeira de presidente é cadeira de presidente nunca pode ser cadeira de réu", emendou.

15h19 - O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) falou da expectativa da oposição com os projetos do governo. Se depender da boa vontade da oposição, o pacote de ajustes econômicos do Governo Federal não vai conseguir aumentar nem criar impostos. "Precisamos de reforma tributária em vez de mais tributos. Não vamos aceitar que o governo empurre um pacote de maldades para a população", ressalta.

15h00 - Eduardo Braga reforçou que, oficialmente, o Palácio do Planalto apoia a candidatura de Renan Calheiros à reeleição. "A presidente Dilma Rousseff já tem uma relação construída com ele", disse, reforçando, porém, que Luiz Henrique também é um "bom quadro do PMDB".

14h40 -
A mulher de Braga, Sandra Braga (PMDB-AM) estreia no Senado este ano. Ela é suplente do ministro, que se licenciou para assumir a pasta de Minas e Energia.

14h30 -
"A Petrobras estará blindada a qualquer interferência política-partidária", diz o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, apontando um "lado bom" da crise que a petrolífera enfrenta pelas investigações da Operação Lava-Jato. Ele está no Senado para prestigiar a posse de senadores.

[VIDEO1]

14h00 -
"Estamos bastante confiantes na vitória do Luiz Henrique (PMBD-SC). Hoje, conquistamos o apoio do Romário (PSB-RJ). O único senador do partido que havia declarado apoio ao Renan Calheiros (PMDB-AL)", disse o senador João Capiberibe, futuro líder do PSB.

13h50 - O bloco de Eduardo Cunha conta com: PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PEN, PMN, PRP, PHS, PTN, PSDC. De última hora, aderiram também o PTN e PRTB. Com isso, o Bloco fica com 218 deputados. O PTdoB que iria compor o bloco não conseguiu registrar as assinaturas a tempo.

13h40 - O bloco de Arlindo Chinaglia (PT-SP) na Câmara foi registrado. Ele é formado por 160 deputados dos partidos: PT, PCdoB, PR, PSD e PROS. As assinaturas do PDT não chegaram a tempo e não foram registradas.

13h30 - Foi registrado na Secretaria-Geral da Mesa (SGM) o segundo bloco parlamentar. Composto por 106 deputados, o bloco reúne PSB, PSDB, PPS e PV. Os quatro partidos apoiam o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) na eleição à Presidência da Câmara.

13h30 - Foi registrado na Secretaria-Geral da Mesa (SGM) o segundo bloco parlamentar. Composto por 106 deputados, o bloco reúne PSB, PSDB, PPS e PV. Os quatro partidos apoiam o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) na eleição à Presidência da Câmara.

13h32 - O PR decidiu ontem apoiar o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) na eleição para a Presidência da Câmara, que ocorrerá às 18 horas de hoje.

13h31 - O PR escolheu há pouco o deputado Maurício Quintella Lessa (AL) para ocupar o cargo de líder do partido na Câmara na sessão legislativa que será iniciada nesta segunda-feira (2). Ele substitui Bernardo Santana de Vasconcelos (MG), que não se reelegeu.

13h30 - Também foram registrados quatro novos líderes: Domingos Neto (CE) do Pros, Carlos Sampaio (SP) do PSDB, Marcelo Aro (MG) do PHS e Juscelino Rezende Filho (MA) do PRP.

13h29 - Oito partidos registraram na Mesa Diretora, até o momento, o nome de seus líderes nesta legislatura. Por enquanto, foram reconduzidos os líderes do PP, Eduardo da Fonte (PE), do PTB, Jovair Arantes (GO), do PPS, Rubens Bueno (PR), e do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). Candidato à Presidência da Câmara, Cunha será substituído da liderança caso seja eleito.

13h27 - Eymael, o Democrata Cristão, declara apoio a Eduardo Cunha.

13h20 - Homem vestido de Batman participa de manifestação contra a corrupção na parte externa da Câmara dos Deputados.


13h18 -
Bloco de Eduardo Cunha ganha adesão de 221 deputados.

13h03 - Após a cerimônia, os familiares tomaram conta do plenário. Alguns pegaram a bíblia da mesa diretora, outros tiraram fotos com o bastão de selfie. Crianças correm e brincam no local.
Deputados fazem selfie no plenário

12h55 - Dezenas de pessoas se reúnem em protesto em frente a Câmara dos Deputados. Um grupo levou faixas pedindo intervenção militar.


12h50 - [FOTO379661]

12h37 - Chico Alencar (PSOL-RJ) assinou junto à Julio Delgado (PSB-MG) uma petição para que a eleição da Câmara siga as orientações da eleição geral. O objetivo é proibir que os deputados entrem com câmeras nas cabines.

12h31 - Líder do PHS, Marcelo Aro, de apenas 27 anos, falou que espera uma legislatura difícil por causa da situação econômica do país. Ele abriu mão do cargo de vereador do Belo Horizonte para assumir o mandato na Câmara

11h58 - Outro bloco, composto por 106 deputados, foi anunciado ontem e reúne PSB, PSDB, PPS e PV. Falta ainda a formalização na SGM. Leia mais.


11h56 -
O primeiro bloco parlamentar para atuar na 55; legislatura da Câmara dos Deputados foi registrado. Formado por 205 deputados, o bloco reúne PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS e PEN. Leia mais.

11h54 - No segundo mandato consecutivo, a deputada federal Erika Kokay (PT) afirmou que pretende seguir na luta pelos direitos humanos. "Vou me empenhar para que não haja retrocesso dos direitos já garantidos".

11h51 - Deputados empossados fazem selfie no plenário. Ele disse que os parlamentares não respeitam os discursos dos colegas e conversam ao mesmo tempo.



11h48 - O deputado reeleito Tiririca disse que o circo é mais organizado que a Câmara.

11h45 - Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que a escolha do ministro do Esporte, George Hilton, de votar no Arlindo Chinaglia (PT-SP) é decisão pessoal dele.

11h44 - Familiares dos deputados tumultuam a entrada do plenário para tirar foto no local.

11h41 - Aproveitando a presença de todos os parlamentares, os quatro candidatos à presidência da casa conversam com aliados para angariar votos nas últimas horas antes da eleição.


11h33 - Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

11h27 - Senadora Lidice da Mata (PSB-BA) informou que recebeu ligação do senador Romário informando que vai apoiar o senador Luiz Henrique para presidente Senado, como todos do PSB. Segundo Lidice, ele refletiu e, embora tivesse solicitado ontem liberação do posicionamento do partido, decidiu acompanhar todos da bancada.

11h27 -
Miro Teixeira (Pros-RJ) declarou que 513 deputados estão empossados.

11h26 - Para que seja considerado empossado, o deputado federal precisa responder ;assim o prometo; ao microfone para ratificar seu compromisso de ;defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil;

11h25 - O deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), que preside os trabalhos da primeira sessão preparatória para legislatura 2015-2019, faz a segunda chamada dos deputados cujo compromisso de posse não pôde ser registrado pela Mesa Diretora.



11h12 - A representação feminina na Câmara teve pequeno aumento e passou de 45 para 51 mulheres com mandato.

11h09 - Na Câmara, a renovação dos deputados foi 40%, e o número de partidos com representação na Casa passou de 22 para 28.

11h05 - Os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que concorrem à presidência da Casa, foram aplaudidos.

11h03 - Deputados do Distrito Federal tomam posse e fazem o juramento.

11h00 - Ministros exonerados tomam posse para apoiar o candidato do governo à presidência da casa, Arlindo Chinaglia.

10h56 - O governo da presidente Dilma Rousseff continua tendo a maioria dos partidos e dos parlamentares em sua base aliada, mas a oposição deverá vir fortalecida após a derrota apertada do senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas eleições de outubro passado.

10h50- [FOTO379661]


10h40 - Convidados e familiares dos deputados fazem as famosas selfies no plenário.

10h35 - Logo no início da posse dos deputados federais, candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados deram sinais do acirramento da disputa. Apesar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ter afirmado mais de uma vez estar certo de que ganhará em primeiro turno, adversários estão confiantes no contrário. Leia mais.

10h30 -
Os deputados que prestaram juramento saem do plenário. Após a cerimônia de posse, os partidos terão até às 13h30 para registrarem na Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara a formação dos blocos partidários.



10h25 - A grande maioria dos futuros deputados é do sexo masculino (462), enquanto que o número de mulheres no Parlamento será 51 (10% da Casa).

10h22 - Ao anunciar o início dos trabalhos da sessão preparatória de posse, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ) lembrou nomes de deputados ilustres como Adauto Lúcio Cardoso, Célio Borja, Rubens Paiva e Ulysses Guimarães, e disse que todos os deputados têm o mesmo mandato a cumprir.

10h20 - Os deputados federais estão sendo empossados para um mandato de quatro anos, que vai até o dia 31 de janeiro de 2019.


10h11 - Começa a sessão. O deputado reeleito Miro Teixeira (PROS-RJ), fará a proclamação dos nomes e tomará deles o juramento de defender a Constituição e promover o bem geral do país.

Participaram da cobertura: Naira Trindade, Julia Chaib, Mirelle Pinheiro, Denise Rothenburg, Grasiele Castro, Amanda Almeida, Eduardo Militão e Nahima Maciel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação