postado em 19/12/2017 13:43
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não descartou a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2018, após dar uma palestra no evento Correio Debate: Desafios para 2018, no começo da tarde desta terça-feira (19/12).
Meirelles foi abordado por uma leitora do jornal que havia assistido à sua fala. "Ministro, eu li na imprensa que o senhor está pensando em se candidatar a partir de março. O senhor não pode dar uma boa notícia para nos e dizer que vai aceitar este cargo?", perguntou a mulher, arrancando um sorriso de Meirelles e dos jornalistas. Um profissional da imprensa brincou: "Já tem uma eleitora, ministro". E ele respondeu, ainda rindo: "Tem uma. Já tá bom, né?".
O ministro, então, respondeu seriamente. "A decisão, de fato, será em março, até início de abril, que é o prazo de desincompatibilização. A escolha de candidatos pelos partidos se dá em julho, mas a desincompatibilização de ministros tem de se dar em abril. E até lá teremos uma decisão", disse. Assista:
Convite já foi feito
Meirelles já foi convidado a concorrer em 2018 pelo PSD. Alguns líderes da legenda, inclusive, chegaram a dizer que ele havia aceitado, o que mais tarde, ele negou. Algumas pesquisas de opinião sobre a intenção de votos dos brasileiros também já incluem o ministro, que não tem, pelo menos por enquanto, um bom desempenho.
A possibilidade de candidatura de Henrique Meirelles também gera debates sobre quem o sucederia no ministério da Fazenda.