Politica

Temer nega ter cometido 'golpe' em críticas a Fernando Haddad

O emedebista negou a retórica petista de 'golpe' contra a ex-presidente Dilma Rousseff, a qual atribuem a ele

Rodolfo Costa
postado em 06/09/2018 13:42
O presidente Michel Temer critica o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, em vídeo postado no Twitter
O presidente Michel Temer continua disparando críticas a candidatos à Presidência da República nas redes sociais. Na tarde desta quinta-feira (6/9), o alvo da vez foi o candidato a vice-presidente do PT, Fernando Haddad. O emedebista negou a retórica petista de ;golpe; contra a ex-presidente Dilma Rousseff, a qual atribuem a ele. E defendeu a reforma trabalhista, negando que ela tenha excluído direitos dos trabalhadores.

A situação de Haddad na candidatura do PT também foi sutilmente ironizada por Temer. Na madrugada de sábado (1/9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sentenciou a inelegibilidade da candidatura de Lula. No entanto, o petista segue como vice na chapa, uma vez que Lula bateu o martelo e vai insistir como presidenciável. ;Haddad, eu quero falar com você, que pode ser candidato a vice-presidente ou presidente, não sei bem como serão as coisas;, disse.

Em seguida, Temer sugere a Haddad ler a Constituição, ao se defender das acusações de ter dado o ;golpe; na gestão petista. ;Quero recomendar a você, quando você e seus companheiros me chamam de golpista e de alguém que fez uma reforma trabalhista que recupera a modernidade do nosso país, que leia a Constituição. Primeiro, para verificar na Constituição que está escrito que, quando um presidente é impedido, o vice-presidente constitucionalmente assume;, disse.

A declaração de Temer é uma resposta à propaganda do PT no horário eleitoral. A mais nova publicidade do partido mostra Haddad acusando Temer de ter ;traído; Dilma se juntado ao PSDB para ;tomar; o poder. O vice petista ainda frisa que o presidente da República ;destrói o país, corta direitos e conquistas históricas;. Sobre as críticas, o emedebista segue a ironizar no vídeo. ;Haddad, ninguém quer cumprir a Constituição e a lei. As pessoas querem fazer o que você está fazendo: inventar as coisas da sua própria cabeça;, criticou.

O presidente reforça, ainda, que não eliminou qualquer direito trabalhista ao aprovar a reforma no Congresso. E volta a sugerir a leitura da Constituição a Haddad. ;Até indico o artigo 7; da Constituição, que tem um longo elenco de medidas protetoras do trabalhador. Ninguém pode alterar essas medidas, Haddad. Não adianta você dizer que tiramos direitos dos trabalhadores, porque está na lei maior, na Constituição. Ninguém pode tirar direito dos trabalhadores, como não tirie ao fazer a reforma trabalhista;, sustentou.

A argumentação do governo é de que, com a reforma trabalhista, o mercado de trabalho está se desenvolvendo. ;O que estamos gerando, em brevíssimo tempo, é a oportunidade de emprego;, afirmou. Temer sustenta que, em 2018, foram gerados 448 mil postos formais e 1,5 milhão de outros trabalhos. ;Não diga isso, Haddad. Não combina com você. Se você algum dia ocupar um lugar, terá que colocar a Constituição ao lado e segui-la. Como eu sigo e estou, agora, relatando a você. Tenha cuidado, Haddad;, declarou. O vice-candidato petista, no entanto, já ;ocupou um lugar; no Executivo. Ele foi prefeito de São Paulo, entre 2013 e 2017, e foi ministro da Educação, entre 2005 e 2012.
Confira o vídeo postado nas redes sociais
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação