Politica

Eduardo Bolsonaro afirma 'nunca ter defendido o fechamento do STF'

Após aparecer em um vídeo que voltou a circular nas redes sociais, o deputado publicou uma nota no Facebook se retratando

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/10/2018 18:40
Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
Depois de voltar a circular nas redes sociais um vídeo em que afirma bastar "um soldado e um cabo" para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou uma nota em sua página no Facebook, pedindo desculpas e afirmando ter sido mal interpretado.

"Eu respondi a uma hipótese esdrúxula, onde Jair Bolsonaro teria sua candidatura impugnada pelo STF sem qualquer fundamento. De fato, se algo desse tipo ocorresse, o que eu acho que jamais aconteceria, demonstraria uma situação fora da normalidade democrática. Na sequência, citei uma brincadeira que ouvi de alguém na rua", disse o parlamentar, que é filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). "Se fui infeliz e atingi, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção", acrescentou.

O deputado ainda explicou que o vídeo foi postado em suas próprias redes há quatro meses, disse "não ver motivo para alarde" e avaliou o resgate das imagens como uma "forçação de barra para atingir Jair Bolsonaro". "Tenho a consciência tranquila e o momento é de acalmar os ânimos, que muitas vezes é inflado propositalmente para se criar uma atmosfera de instabilidade", arrematou.
[VIDEO1]

Mais cedo, o próprio Jair Bolsonaro, também em vídeo, disse desconhecer a existência da gravação e minimizou as declarações do filho. "Não existe isso de crítica e fechar STF. Se alguém falou em fechar o STF, tem que consultar o psiquiatra", afirmou. "Eu desconheço, duvido. Alguém tirou de contexto", completou.

Outra a se manifestar a respeito das declarações foi a ministra do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber. Questionada sobre o vídeo, ela disse que "juiz algum se deixa abalar" por manifestações desse tipo.

"Eu tive conhecimento, me foi trazido o vídeo pela assessoria, e também me foi trazido a conhecimento que o vídeo já foi desautorizado pelo candidato (Jair Bolsonaro). De qualquer forma, o que eu tenho a dizer, mesmo não sendo presidente do Supremo Tribunal Federal, é que no Brasil as instituições estão funcionando normalmente e que juiz algum no Brasil, que honra seu ofício, se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como de todo inadequada", pontuou a magistrada.
Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso adotou uma posição mais firme em relação ao vídeo. Pelo Twitter, disse: "Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição".

O vídeo

Na gravação, Eduardo Bolsonaro diz que bastam um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação foi em resposta a um questionamento sobre uma possível ação do Exército caso Bolsonaro fosse impedido de assumir a Presidência por alguma decisão do Supremo.

;Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo;, afirmou o deputado para uma platéia de estudantes, em uma palestra antes do primeiro turno.

Eduardo Bolsonaro acrescentou: ;O que é o STF? Tira a poder da caneta da mão de um ministro do STF, o que ele é na rua. Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter manifestação popular a favor dos ministros do STF? Milhões na rua?;.

A pergunta que gerou a resposta do parlamentar foi feita por um estudante que se identificou como ex-tenente temporário farmacêutico no Hospital Central do Exército (HCE), em Benfica, no Rio de Janeiro.
Com informações de agências

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação