Politica

Ao lado de Macri, Bolsonaro ressalta importância das reformas

Brasil e Argentina assinaram, nesta quarta-feira (16/1), o tratado de extradição entre os dois países

Gabriela Vinhal
postado em 16/01/2019 13:19
Macri e Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro e o chefe de Estado da Argentina, Mauricio Macri, assinaram, nesta quarta-feira (16/1), entre os dois países. Em uma solenidade no Palácio do Planalto, com a presença de autoridades dos dois países, Bolsonaro afirmou que, durante as reuniões que ocorreram antes da cerimônia, foram tratados assuntos como o combate ao crime organizado, as renovações esperadas nos acordos e negociações do Mercosul, projetos de energia nuclear, ciência e tecnologia, implementação de reformas econômicas e a crise política, econômica e humanitária da Venezuela.

;As reformas econômicas que os países levam adiante são fundamentais para o crescimento sustentando para revigorar o intercâmbio comercial entre os países. A maior parte desse intercâmbio é composta de bens que garante emprego;, afirmou Bolsonaro. O presidente ressaltou ainda a importância de manter uma relação próxima de ;amizade e cooperação sem viés ideológico; entre os dois países. ;Não há tabus na relação bilateral. O que nos move é a busca de resultados concretos que contribuem para o desenvolvimento de nossos países e do bem estar de brasileiros e argentinos;, complementou.

Sobre o Mercosul, Bolsonaro disse que ambos concordaram sobre a importância de conduzir mais parceiros, como o Uruguai e o Paraguai, para ;aperfeiçoar; o bloco e propor uma nova agenda de trabalho com ;sentido de urgência;. ;O Mercosul precisa valorizar a tradição original de abertura comercial, a redução de barreiras e a eliminação de burocracias;, pontuou. Para o chefe do Planalto, é preciso que seja mantida a relevância do bloco para concluir rapidamente novas negociações, com ;criatividade e flexibilidade; para que ;recuperar o tempo perdido;.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, por sua vez, ressaltou o interesse de agilizar as ;conversas avançadas; do Mercosul com a União Europeia. Assim, os países terão a ;oportunidade de renovar o compromisso político do Mercosul e firmar acordos que beneficiem a todos do bloco, sempre pensando em gerar empregos e oportunidades; para a população. ;No Mercosul, avançamos para um espaço de integração que se adapte aos desafios e aproveite as oportunidades que o mundo oferece;, acrescentou Macri.

Em sua primeira visita a Bolsonaro, o presidente argentino ressaltou que os dois países ;compartilham dos mesmos valores, como a democracia; e há uma convergência entre as economias, uma vez que o Brasil é o principal sócio comercial da Argentina e o segundo destino dos produtos comerciais do país vizinho. O chefe de Estado sinalizou para uma força-tarefa envolvendo as duas nações no combate ao narcotráfico e ao crime organizado, à corrupção e às evoluções do Mercosul. Macri criticou ainda o governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e o acusou de ser um ;ditador;, que prende opositores e se mantém no poder de uma maneira antidemocrática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação