Politica

PF cumpre mandados de busca contra suspeitos de ataques contra o STF

Ações ocorrem por autorização do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito que corre no Supremo contra ataques à Corte

Renato Souza
postado em 21/03/2019 09:15
Fake news STF
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (21/3), mandados de busca e apreensão contra suspeitos de serem autores de ataques e fake news contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As ações foram deflagadas no âmbito de um inquérito aberto na Corte e está sendo conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes.

A PF não divulgou quantos mandados estão sendo cumpridos. Mas as ações ocorrem em São Paulo e Alagoas. Entre os alvos estão um guarda municipal e um advogado, apontados como autores dos ataques e espalhadores de notícias falsas.

Na quarta-feira (20/3), Moraes designou dois delegados para conduzirem as investigações. Foram escolhidos Alberto Ferreira Neto, Chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal e Maurício Martins da Silva, da Divisão de Inteligência do DIPOL da Polícia Civil de São Paulo.

De acordo com o despacho do ministro, além de divulgação de fake news contra os ministros que integram a Corte, o inquérito vai apura vazamentos que tem o Supremo como alvo. "O objeto deste inquérito é a investigação de notícias fraudulentas (fake news), falsas comunicações de crimes, denunciações caluniosas, ameaças e demais infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi ou injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros; bem como de seus familiares, quando houver relação com a dignidade dos Ministros, inclusive o vazamento de informações e documentos sigilosos, com o intuito de atribuir e/ou insinuar a prática de atos ilícitos por membros da Suprema Corte", informa um trecho do documento.

O inquérito aberto por determinação do presidente do Tribunal, Dias Toffoli, gerou críticas de parlamentares, procuradores do Ministério Público e entre integrantes do meio jurídico, inclusive entre os próprios ministros do STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação