Politica

Com Moreira, todos os ex-governadores eleitos do Rio vivos já foram presos

Antes de Moreira Franco, já foram presos Luiz Fernando Pezão, Anthony Garotinho, Rosa Garotinho e Sérgio Cabral

Beatriz Roscoe*
postado em 21/03/2019 13:26
Moreira Franco é o quinto governador do Rio presoMoreira Franco é o quinto governador do Rio preso. Ele foi detido, nesta quinta-feira (21/3), em uma ação da Operação Radioatividade, desdobramento da Lava-Jato que investiga um esquema de propinas a partir de contratos das obras de Angra 3. Antes dele, já foram presos Luiz Fernando Pezão, Anthony Garotinho, Rosa Garotinho e Sérgio Cabral. O Rio de Janeiro não tem nenhum governador eleito desde 1988 vivo que não foi preso, com exceção do atual mandatário, Wilson Witzel (PSL).

[VIDEO1]
, suspeito de continuar e aprimorar o esquema de corrupção do antecessor Sérgio Cabral. Em delação premiada, Carlos Miranda, operador financeiro e vice-governador de Cabral, acusou Pezão de receber R$ 25 milhões de reais entre 2007 e 2014. Ele foi o primeiro a ser preso no exercício do mandato.

, após renunciar ao cargo do governo em 2014. Ele foi preso em um desdobramento da Operação Lava-Jato, suspeito de desviar mais de R$ 200 milhões em contratos públicos durante o mandato e receber uma propina 2,7 milhões da empresa Andrade Gutierrez.
Anthony Garotinho foi preso três vezes. A primeira, em uma ação da Operação Chequinho, em novembro de 2016, que investigava um esquema de compra de votos utilizando o programa social Cheque Cidadão. A segunda prisão, por fraude eleitoral, ocorreu em setembro de 2017. Ele cumpriu prisão domiciliar. A terceira prisão ocorreu em novembro de 2017, junto com sua esposa, Rosinha Garotinho. Ele foi condenado em 2; instância por formação de quadrilha armada, e teve a pena aumentada.
Rosinha Garotinho foi presa em novembro de 2017, junto com o marido Anthony Garotinho, na Operação Caixa D;Água. Eles foram acusados de integrar uma organização criminosa que arrecadava verba ilícita para financiar campanhas.
Dos últimos ocupantes do Palácio Guanabara, apenas a ex-deputada Benedita da Silva não acabou presa. Ela, no entanto, não foi eleita para o cargo, mas sim era vice-governadora e assumiu quando Anthony Garotinho renunciou ao mandato, em 2002, para concorrer ao Palácio do Planalto.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação