Bernardo Bittar
postado em 08/07/2019 18:14
Líderes da oposição e dissidentes dos partidos de centro calculam que o número de votos do governo no plenário da Câmara não passa de 260 ; e não 330, como tem alardeado o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni.
De acordo com a líder da minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ;não há mais de 260 pessoas apoiando o projeto;, que precisa de 308 votos para ser aprovado e chegar ao Senado.
[SAIBAMAIS]Nesta segunda (8/7), representantes da esquerda se reuniram na Câmara enquanto o governo recebia parlamentares na Residência Oficial do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Jandira diz que ;os votos foram feitos na ponta do lápis e que o número divulgado pelos governistas está inflado;. O deputado Henrique Fontana (PT-SP) endossou o comentário, ironizando: ;Vamos ver quem tem votos;.
Na saída do encontro da minoria, o bloco de oposição disse que fará vários destaques e obstruções para que o projeto da ;Nova Previdência; não seja votado nesta semana.
O governo pretende finalizar o trâmite na Câmara nesta quinta (11/07), dias antes de o recesso parlamentar. Na sequência, o texto vai para o Senado, onde também precisa ser aprovado até o dia 18. Caso contrário, fica para o segundo semestre.
;Somos bons em obstruir. E nosso posicionamento será lento, gradual. Uma sessão de seis horas... Não vai durar seis horas. Pretendemos prolongar exaurindo as possibilidades;, disse José Guimarães (PT-RS).