Politica

Gilmar Mendes manda soltar empresários envolvidos na Lava-Jato

Miguel Iskin e Gustavo Estellita são investigados por diversos crimes e estavam presos desde o ano passado

Renato Souza
postado em 12/09/2019 12:53
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus aos empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita. Eles estavam presos desde o ano passado, e são investigados pela operação S O S, Fatura Exposta III, da Lava Jato do Rio de Janeiro.

Na decisão, Mendes impôs medidas alternativas a prisão, como a proibição de manter contato com outros investigados no mesmo processo e comparecer periodicamente à Justiça.

A dupla é acusada pelas supostas práticas de organização criminosa, corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e peculato. O advogado Marcelo Sedlmayer, que defende os empresários, afirmou que ;as decisões do Supremo Tribunal Federal vão de encontro com o ordenamento jurídico, em claro respeito a aplicação da lei penal e a jurisprudência da Corte;.

O defensor também afirmou que houve demora no curso da investigação, o que prejudica os clientes. ;O Supremo reconheceu o constrangimento ilegal pelo excesso de prazo, eis que após um ano da deflagração da operação, sequer iniciou-se a instrução criminal;, completou Sedlmayer.

Os dois empresários estavam presos por decisão da 7; Vara Federal do Rio de Janeiro, chefiada pelo juiz Marcelo Bretas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação