Politica

''Estamos procurando parcerias com o índio'', afirma Bolsonaro

Ao lado da indígena Ysani Kalapalo, o presidente disse não entender o motivo dos ataques ao discurso na ONU

Thays Martins
postado em 26/09/2019 20:28

presidente Bolsonaro ao lado de indiginaNa noite desta quinta-feira (26/9), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a presença dele na Assembleia Geral da ONU, na última terça-feira (24/9). Ao lado da indígena Ysani Kalapalo, que esteve com ele em Nova York, o presidente questionou, em live no Facebook, se a ONU sabia o que índio precisa. "O pessoal da ONU sabe quem são vocês de verdade?" Ao questionamento, Ysani Kalapalo respondeu que ;muita gente não conhece nada da realidade indígena, mesmo no Brasil, esses antropólogos, ambientalistas acabam criando a ideologia do índio romantizado", disse.

A presença de Ysani Kalapalo na ONU foi muito criticada. Líderes indígenas se pronunciaram e disseram que ela não representava os índios brasileiros. "O índio quer progresso, quer desenvolvimento, ajudar com que esse país cresça", enfatizou a índia. Ao que o presidente endossou. ;Estamos procurando parcerias com o índio;, afirmou.

Bolsonaro também voltou a falar sobre a questão do fogo na Amazônia. ;Não estou querendo culpar ninguém, mas tem muita gente que por cultura taca fogo;, afirmou. ;É muito comum o índio queimar roçado, e o vento espelhar as faíscas. É mais fácil culpar o governo" , emendou a Ysani Kalapalo

Rebate as críticas

Bolsonaro também levou matérias de jornais com críticas ao discurso feito na ONU. Os principais periódicos brasileiros destacaram o tom agressivo da fala.

Sobre a reportagem do Correio Braziliense, Para analistas fala deixa país isolado, o presidente questionou: ;Analistas? Isolado? Como? No que que eu ofendi algum chefe de Estado, alguma nação. O que que eu falei?Quando citei Alemanha e França, citei a quantidade de seus respectivos territórios, que são utilizados para agricultura, pouco mais de 50%. No Brasil 8%. O Brasil preserva 61% das suas terras;, explicou.

Relações com os Estados Unidos

Na oportunidade, Bolsonaro também enfatizou que as relações com o presidente americano estão bem. ;Não pude fazer tudo que eu queria. Tive dois encontros rápidos com o Trump, bem proveitoso, estamos perfeitamente alinhado com os Estados Unidos;, afirmou.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação