Politica

AI-5: oposição formaliza pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro

Deputados do PSol, PDT, PSB, PT e PCdoB apresentaram o pedido ao Conselho de Ética da Câmara. Argumento principal é que o discurso do filho do presidente faz apologia à ditadura militar

Bernardo Bittar
postado em 05/11/2019 15:30

[FOTO1]Deputados do PSol, PDT, PSB, PT e PCdoB formalizaram no Conselho de Ética da Câmara o pedido de representação contra Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após declarações envolvendo a possibilidade de volta do AI-5. Para os parlamentares que apresentaram a denúncia, o discurso de Eduardo faz apologia à ditadura militar.

O movimento da oposição era esperado desde a semana passada. Eles pedem a cassação de Eduardo. Mas, nos bastidores, deputados do Conselho de Ética ainda não decidiram qual penalidade aplicarão ao filho do presidente. Por enquanto, o colegiado vai acompanhar se a reação ao pedido de cassação serviu para suavizar as falas e a postura do deputado, o filho 03 de Bolsonaro.

Eduardo estava ciente do pedido de cassação e seus aliados chegaram até a procurar a direção da Câmara para tentar argumentar que a declaração sobre o AI-5 estaria assegurada pela imunidade parlamentar (a qual o deputado teria direito). Contudo, a imunidade termina quando as declarações ferem a democracia, disse um dos integrantes da cúpula legislativa. Como ataques às instituições que regem o país não são democráticas, estariam fora da alçada da imunidade parlamentar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação